Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou na manhã desta terça-feira (29/4) o início da operação de revitalização e limpeza do igarapé do Passarinho, na zona Norte da capital. A ação mobiliza cerca de 200 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e busca melhorar a fluidez das águas, combater o assoreamento e reduzir os riscos de alagamentos em bairros da região.
“Nós vamos passar aqui acho que uma semana, porque estamos fazendo a limpeza geral no leito do igarapé, no entorno, da avenida José Henrique até a avenida das Torres, então é uma longa extensão do igarapé, e a prefeitura vai realizar toda essa dragagem”, afirmou o prefeito durante a vistoria.

Os serviços incluem capinação, dragagem e desassoreamento ao longo de todo o trecho do igarapé, que nasce no bairro Monte das Oliveiras e atravessa bairros como Novo Israel, Colônia Terra Nova e Monte Pascoal, até desaguar no rio Negro. Ao longo dos anos, o Passarinho tem enfrentado acúmulo de resíduos e obstruções que agravam alagamentos no período de chuvas.
Além da limpeza, o projeto prevê a recuperação da área urbana adjacente. Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o objetivo é transformar o entorno do igarapé em um espaço de convivência e lazer para os moradores. “É desejo do prefeito David Almeida que a gente transforme esta área do Passarinho em uma área de lazer, pista para caminhada. Nós pretendemos recuperar a área toda da calçada”, disse.
Moradores da região acompanharam o início dos trabalhos e comemoraram a ação da prefeitura. “Estávamos precisando muito, porque o igarapé estava muito sujo e, quando chove, alaga tudo. Agora vai ficar tudo 10. Agradeço muito ao prefeito”, relatou a aposentada Zelaíde Mendonça, moradora do bairro Monte das Oliveiras.
A operação no igarapé do Passarinho integra o conjunto de ações da Prefeitura de Manaus para revitalizar os recursos hídricos urbanos e promover melhorias ambientais, reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública e a qualidade de vida da população.


