Publicidade

Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Anuncie no Portal Remador
🚀 Hospedagem profissional para quem leva o site a sério. Seguro, rápido e confiável — com domínio grátis, e-mail profissional e backup automático. Hospedar meu site agora
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
Sugerida para você
Ticker Lateral – Portal Remador
Amazonas+

Câmara Municipal de Manaus acata recomendação do MPAM e decide anular concurso público

Compartilhe!
Compartilhe!

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) acatou a nova recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após a exposição de fatos que apontam irregularidades no certame. A decisão, tomada em acordo com 23 vereadores, foi anunciada pelo presidente da CMM, David Reis (Avante), na tarde desta sexta-feira (14 de março). A medida será publicada no Diário Oficial da Casa Legislativa.

VEJA O VÍDEO:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por REMADOR – Notícias sobre o Amazonas e Política (@portalremador_)

Durante coletiva de imprensa realizada na sede do MPAM, o presidente da CMM falou sobre as providências tomadas pela Casa após reunião realizada nesta quinta-feira (13 de março), na qual 23 dos 24 vereadores presentes deliberaram em conjunto sobre a recomendação ministerial.

Anuncie no Portal Remador

Segundo o parlamentar, a medida foi baseada nos indícios apresentados pelo MPAM, que levantou diversas inconsistências na condução do concurso. Entre as irregularidades identificadas, destacam-se falhas na correção das provas subjetivas, problemas na divulgação e transparência do certame e possíveis falhas de segurança, como o rompimento do lacre de um dos malotes de prova. A atitude visa evitar possíveis questionamentos jurídicos e garantir a segurança e a lisura do processo seletivo.

“Eu, na condição de presidente da Câmara Municipal de Manaus, recebi convite do Ministério Público para que estivéssemos aqui e aproveitei para convidar todos os vereadores que quisessem se fazer presentes nesta audiência. Estivemos no Ministério Público com a presença de 24 vereadores, dois promotores, e após a exposição dos fatos apresentados pelo Ministério Público de forma coletiva e após receber as recomendações, a Câmara tomou como decisão coletiva anular o concurso. E essa é a nossa decisão”, afirmou o presidente da Casa Legislativa.

Além do presidente da CMM e do promotor de Justiça do MPAM Armando Gurgel, 12 parlamentares participaram da coletiva de imprensa: Aldenor Lima (União Brasil); Allan Campelo (Podemos); Carlos Pai Amado (Avante); Dr. Eduardo Assis (Avante); Eduardo Alfaia (Avante); Everton Assis (União Brasil); Gilmar Nascimento (Avante); Jander Lobato (PSD); Kennedy Marques (MDB); Marcelo Serafim (PSB); Rosinaldo Bual (Agir) e Sérgio Baré (PRD).

O promotor de Justiça do MPAM Armando Gurgel destacou a violação de uma regra fundamental do concurso para procurador legislativo. A fase de correção das provas subjetivas deveria ter sido realizada de forma anônima, sem a identificação do candidato, mas isso não ocorreu. “As provas foram publicadas com identificação dos candidatos, o que compromete a lisura do certame”, explicou o promotor.

Outro ponto citado pelo promotor foi a denúncia de que um dos malotes de prova chegou ao local de aplicação violado, permitindo acesso antecipado ao conteúdo. Para ele, embora não tenha sido comprovado que houve fraude direta, “a simples quebra de protocolo já seria suficiente para comprometer a integridade do concurso”. Gurgel também destacou problemas estruturais, como a falta de transparência na contratação da instituição responsável pela execução do certame. Segundo o órgão, a contratação não foi devidamente publicada no Portal Nacional de Contratações Públicas, contrariando normas de publicidade e controle.

Sobre o concurso

O concurso público da CMM foi realizado em setembro de 2024, oferecendo vagas para cargos de níveis Médio e Superior. Ao todo, cerca de 20 mil candidatos se inscreveram para o certame. O caso segue em apuração e a CMM pretende realizar um novo certame no prazo máximo de seis meses, seguindo as recomendações do MPAM, conforme anunciou o presidente da Casa, durante a coletiva de imprensa.

“A CMM reforça o compromisso com a transparência e a responsabilidade na condução do concurso, assegurando que todas as medidas adotadas sejam pautadas na legalidade”, destacou o presidente da CMM, David Reis.

Anuncie no Portal Remador
Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Anuncie no Portal Remador
Mais lidas do Remador
Cadeiras escolares são encontradas abandonadas em terreno em Eirunepé
Amazonas+

Cadeiras escolares são encontradas abandonadas em terreno em Eirunepé

Material estava jogado em área particular e levanta questionamentos sobre descarte de...

STJ mantém prisão de gerente da Fcecon investigado por corrupção na saúde do Amazonas
Amazonas+

STJ mantém prisão de gerente da Fcecon investigado por corrupção na saúde do Amazonas

Decisão do ministro Herman Benjamin rejeitou pedidos de liberdade e considerou prematura...

Rios Negro e Solimões apresentam estabilidade dos níveis em Manaus e Manacapuru
Amazonas+

Rios Negro e Solimões apresentam estabilidade dos níveis em Manaus e Manacapuru

Dados são apresentados no 1º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas de...

Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo
Amazonas+

Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo

Vinte e cinco unidades estaduais funcionaram em plantão 24 horas e garantiram...

Governo do Amazonas anuncia novo IPVA e lança edital da CNH Social em coletiva no Palácio do Governo
Amazonas+

Wilson Lima anuncia isenção de IPVA para 98% das motos e lança novo edital da CNH Social

Redução histórica do imposto beneficia motos, carros, veículos elétricos e transporte público;...

Amazonas+

Instituto da Mulher Dona Lindu registra o parto do primeiro bebê de 2026 na rede estadual de saúde

Pedro Henrique veio ao mundo à 0h08, de parto cesariano, pesando 3,5...

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado
Amazonas+

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado

Filha de paciente é agredida por auxiliar sem vínculo com SES-AM; Estado...

Anuncie no Portal Remador