Na manhã desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, em sessão no plenário Adriano Jorge, o Projeto de Lei nº 336/2023, de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB). A proposta institui a campanha “Junho Violeta”, dedicada à prevenção e conscientização sobre a violência e exploração contra pessoas idosas. Aprovado, o projeto vai à 2ª discussão na forma da lei.
O projeto recebeu parecer favorável da 20ª Comissão e foi subscrito por outros vereadores Alonso Oliveira, Ivo Neto, João Carlos, Lissandro Breval, Peixoto, Raiff Matos e William Alemão. A campanha “Junho Violeta” terá atividades ao longo do mês de junho, promovendo conscientização, orientação e combate à violência contra idosos.
O vereador Rosivaldo Cordovil destacou a importância da campanha: “Instituir o Junho Violeta é um passo fundamental para sensibilizar a sociedade sobre a violência que muitos idosos enfrentam, muitas vezes dentro de casa. Precisamos garantir que todos respeitem os direitos dos nossos idosos e saibam que é importante denunciar qualquer abuso.”
A proposta é especialmente significativa, pois o dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A campanha busca mobilizar a sociedade para refletir sobre a proteção dos idosos e a importância de denunciar casos de violência, que muitas vezes ocorrem no ambiente familiar.
A “Junho Violeta” também é parte de um movimento criado pela Organização das Nações Unidas em 2006, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra os idosos. O nome da campanha foi escolhido por representar as violetas, flores delicadas que simbolizam a fragilidade dos idosos e a necessidade de cuidado e respeito.