Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Corinthians x Vasco — Placar | Portal Remador
Corinthians Corinthians
0 x 0
Vasco Vasco
Neo Química Arena — São Paulo | Próximo jogo: 24/12/2025 — Local: São Januário
Ticker Lateral – Portal Remador
DestaqueGiro Brasil

Alexandre de Moraes determina prisão preventiva de Carla Zambelli e inclui nome na lista da Interpol

Compartilhe!
Compartilhe!

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão ocorre dias após a parlamentar anunciar que deixou o Brasil, inicialmente sob a justificativa de realizar um tratamento médico.

Em declarações públicas, Zambelli afirmou que pretende se licenciar do mandato, negando que tenha abandonado o país e justificando sua saída como uma tentativa de “resistir” diante do que classificou como “pressão jurídica”. “Não é desistir da minha luta. É resistir, é poder continuar falando o que eu quero falar, é voltar a ser a Carla que eu era. Cansei de ficar calada”, declarou em entrevista à CNN Brasil, na terça-feira (3).

LEIA A DECISÃO DE MORAES:

Clique aqui para ler a decisão
AP 2.428 

A parlamentar foi condenada no último dia 19 de maio, por unanimidade pela Primeira Turma do STF, a uma pena de 10 anos de prisão em regime fechado, ao pagamento de 200 dias-multa — cada um equivalente a dez salários mínimos — e a uma indenização mínima de R$ 2 milhões por danos materiais e morais coletivos. A condenação incluiu ainda a perda do mandato parlamentar.

Zambelli foi considerada culpada por coordenar, ao lado do hacker Walter Delgatti Neto, uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo as investigações, o ataque teve como um de seus objetivos a emissão de um falso mandado de prisão supostamente assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, que dizia: “Expeça-se o mandado de prisão em desfavor de mim mesmo, Alexandre de Moraes. Publique-se, intime-se e faz o L”. Além disso, foi emitido também um falso alvará de soltura em favor de um líder do Comando Vermelho, condenado a mais de 200 anos de prisão.

Na decisão desta quarta, Moraes destacou que, após a condenação e fuga do país, Zambelli manifestou publicamente sua intenção de seguir praticando condutas criminosas para “descredibilizar as instituições brasileiras e atacar o próprio Estado Democrático de Direito”. Para o ministro, esses fatos justificam a decretação da prisão preventiva.

Além da prisão, o ministro determinou a inclusão do nome da deputada na lista de procurados da Interpol, a suspensão imediata de seu passaporte e o bloqueio de seus bens e contas bancárias. Moraes também ordenou o bloqueio dos perfis de Zambelli nas redes sociais, incluindo GETTR, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, X (antigo Twitter), Telegram e YouTube, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Outro ponto relevante da decisão foi a nomeação da Defensoria Pública da União (DPU) para atuar na defesa de Zambelli, após a desistência de seus advogados, que abandonaram o caso após a divulgação de que ela havia fugido para a Europa. Zambelli possui passaporte italiano e informou que pretende morar fora do Brasil.

Walter Delgatti Neto, apontado como coautor do ataque cibernético, também foi condenado a oito anos e três meses de prisão em regime fechado, além de 160 dias-multa, cada um no valor de três salários mínimos.

A decisão do STF repercute nacional e internacionalmente, ampliando o debate sobre os limites da imunidade parlamentar, o combate a crimes cibernéticos e o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Mais lidas do Remador
Giro Brasil

PF e CGU cumprem mandados em nova fase de operação que investiga fraudes bilionárias no INSS

Senador Weverton Rocha é alvo de busca e apreensão em investigação que...

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial
Giro Brasil

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial

Na abertura do encontro com ministros, presidente apresentou balanço de quase três...

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal
Giro Brasil

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal

Sociedade de Televisão Manauara recebeu autorizações para ampliar seus sinais em Urucurituba,...

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos
Giro Brasil

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos

Presidente aponta redução das desigualdades, ampliação do acesso à saúde, aprovação da...

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática
Giro Brasil

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática

Decisão do governo dos EUA encerra restrições financeiras e territoriais impostas ao...

Evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF), na sede do Sebrae, na Asa Norte. A Inteligência Artificial será o eixo central desta edição, com destaque para seus impactos no mercado de trabalho, implicações éticas e oportunidades para fortalecer práticas jornalísticas de qualidade.
Giro Brasil

FENAJ realiza 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Brasília

Evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF), na...

STF começa julgamento que pode manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro; Moraes e Dino votam por manter decisão
Giro Brasil

STF começa julgamento que pode manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro; Moraes e Dino votam por manter decisão

A prisão foi decretada após pedido da Polícia Federal, sustentado pela Procuradoria-Geral...