live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus (AM) – Comunidade que é símbolo das ações de melhoria no saneamento básico em Manaus, o Beco Nonato começa a ganhar cara nova. Para marcar a reta final das obras de instalação das redes de esgoto na comunidade localizada no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, a Águas de Manaus presenteou a comunidade com mais melhorias, como pintura e substituição das pontes que dão acesso às casas.

Continua depois a Publicidade

Além da estrutura de esgoto, também chama a atenção um muro, que hoje tem as cores da esperança por dias com mais dignidade. Nele, um grafite assinado pelo artista Denis LDO, que destaca o local como o primeiro beco com acesso a saneamento básico na capital amazonense.

Denis conta que a inspiração foi a própria chegada do saneamento no local. “A arte foi baseada na água limpa. As garças representam os moradores do beco – a inspiração veio de uma garça branca que visita o local. Quis valorizar essa conexão e a importância de manter os igarapés limpos para equilíbrio da vida”, afirma.

Obra pioneira

Além do saneamento: Beco Nonato recebe melhorias e ganha arte comemorativa
Foto: Divulgação


Mais de 900 moradores do Beco terão acesso ao sistema de esgoto. Uma força-tarefa com aproximadamente 30 colaboradores da empresa atua no projeto.

O esgoto coletado no Beco Nonato vai percorrer cerca de três quilômetros de tubulações até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Educandos, onde passará por todos os processos de tratamento e desinfecção, antes de ser devolvido para o rio Negro.

“Nosso trabalho vai além do planejamento e da execução de obras. Em casos como o do Beco Nonato, precisamos entender casa por casa, estrutura por estrutura, e esse contato com a comunidade é fundamental para que possamos colocar em prática projetos que possam dialogar com as famílias que moram lá. Por isso, nossas equipes também entregaram melhorias que poderão ser aproveitadas pela população”, apontou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Área simbólica
Em 2018, o Beco Nonato foi o primeiro a ser contemplado no programa de relacionamento “Vem Com a Gente”, focado na implantação de redes de água em áreas vulneráveis. Com isso, foram eliminadas ligações irregulares. A estrutura de água implantada no Beco foi replicada para outras regiões vulneráveis de Manaus e resultou na implantação de mais de 150 km de redes pela cidade.

O trabalho rendeu à Águas de Manaus o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento, do Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma da ONU voltada para empresas que alinham suas estratégias à sustentabilidade.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!