Manaus (AM) — A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (2/9) três pessoas em Manaus, durante a operação “Venenum Transit”, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os alvos estão um homem e duas mulheres, apontados como responsáveis por recrutar e organizar viajantes, conhecidos como “mulas”, para transportar cocaína à Europa em cápsulas ingeridas.
De acordo com a PF, a investigação aponta que o grupo atuava em parceria com a facção criminosa e que mais de 30 pessoas podem estar envolvidas na rede. Os presos devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental, com penas que somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
Origem da investigação
O caso começou a ser investigado em novembro de 2024, quando uma jovem foi presa em flagrante no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), tentando embarcar para Paris (França). Ela carregava cerca de 1 quilo de cocaína no estômago e precisou de atendimento médico após passar mal antes do voo.Expansão da operação.
A Polícia Federal informou que esta é a oitava operação de 2025 voltada ao combate do tráfico internacional por meio de aeroportos brasileiros. Desde 2023, já foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão em diferentes estados.