O ex-prefeito de Manaus e ex-líder da bancada tucana no Senado, Arthur Virgílio Neto, anunciou nesta segunda-feira (25) sua saída do PSDB e filiação ao Republicanos, partido que tem forte base no eleitorado evangélico. O político amazonense deve disputar uma cadeira de deputado federal em 2026, marcando seu retorno à disputa eleitoral.
Arthur Virgílio, que já ocupou diversos cargos de destaque na política nacional, foi candidato ao Senado em 2022, mas terminou em terceiro lugar, com menos de 10% dos votos. Agora, aposta em uma nova estratégia eleitoral, alinhada ao perfil conservador e religioso de sua nova sigla.
A saída de Virgílio ocorre em meio à maior crise da história do PSDB, que vem enfrentando uma série de debandadas. Apenas neste mês, o partido perdeu o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de ver fragilizada sua representação parlamentar: hoje, restam apenas 13 deputados federais. Nos bastidores, outros nomes também avaliam deixar a legenda, entre eles Beto Richa (PR) e Aécio Neves (MG).
Com a filiação de Arthur Virgílio, o Republicanos reforça seu quadro político no Amazonas e amplia sua expectativa de protagonismo na disputa eleitoral de 2026.