Anúncio Mobile: Fale Conosco pelo WhatsApp Anúncio Desktop: Fale Conosco pelo WhatsApp
Poder

Ministério Público pede cassação de vereadores eleitos por fraude na cota de gênero em Manaus

Compartilhe!
Foto: Reprodução
Compartilhe!

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação dos mandatos de candidatos eleitos por três partidos — Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Democracia Cristã (DC) e AGIR — após identificar fraudes no cumprimento da cota de gênero nas eleições proporcionais de 2024 em Manaus.

Segundo os pareceres obtidos pelo Portal Remador, o MPE concluiu que as legendas usaram “candidatas laranjas” — mulheres registradas apenas para cumprir a exigência mínima de 30% de candidaturas femininas, sem efetiva participação no processo eleitoral.

Na federação Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a candidata Jakeline de Souza recebeu apenas 6 votos, não declarou gastos e não fez campanha. O parecer pede a cassação de todos os eleitos pela coligação, anulação dos votos e redistribuição das vagas, além da inelegibilidade da candidata por oito anos.

No caso do partido AGIR, duas mulheres também foram apontadas como fictícias: sem movimentação de campanha ou votos significativos. A Promotoria pede a cassação dos diplomas, a nulidade dos votos e a inelegibilidade das envolvidas.

Já na Democracia Cristã, o parecer é ainda mais grave: um homem foi registrado como mulher para inflar a cota feminina, enquanto outras seis mulheres sequer abriram contas ou participaram da campanha. O Ministério Público solicitou a cassação do registro da chapa, dos mandatos e a punição por oito anos de inelegibilidade.

Os pareceres agora seguem para análise da Justiça Eleitoral, que decidirá se acata os pedidos do MPE. Se confirmadas as irregularidades, os partidos podem perder as cadeiras conquistadas na Câmara Municipal de Manaus e os votos serem redistribuídos entre as demais legendas.

VEJA OS PARECERES:

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’

Vice-governador recebe Mérito Judiciário e destaca o papel do Judiciário para a...

“Vitória para o Amazonas, para a BR-319 e derrota para Marina Silva”, afirma deputado Fausto Jr.

Fausto Jr. tem atuado há anos na defesa do desenvolvimento econômico do...

Com recursos viabilizados por Eduardo Braga, inicia o recapeamento de 141 ruas na zona Norte de Manaus

As obras fazem parte de um conjunto mais amplo de investimentos viários...

Tadeu de Souza diz estar preparado para assumir o Governo do Amazonas e apresenta balanço de 35 meses de gestão

Segundo o vice-governador, seu trabalho ao longo dos últimos anos foi marcado...