A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que as 25 unidades da rede estadual que atendem casos de urgência e emergência manterão o funcionamento normal, em regime de plantão 24 horas, do ponto facultativo desta quinta-feira (17/04), decretado pelo governador Wilson Lima devido à Semana Santa, até a próxima segunda-feira (21/04), feriado de Tiradentes.
A estrutura contará com três hospitais e prontos-socorros adultos, três infantis, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sete maternidades em pleno funcionamento, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). A recomendação da SES-AM é que casos de média complexidade sejam encaminhados aos SPAs e UPAs, enquanto os mais graves devem procurar os hospitais e prontos-socorros.
Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, cerca de 15 mil profissionais estarão mobilizados durante o período. “Todas as unidades da nossa rede de urgência e emergência estarão em pleno funcionamento, 24 horas por dia, garantindo um atendimento contínuo e de qualidade. É uma operação essencial para que nenhum cidadão fique desassistido em um momento de necessidade”, ressaltou.
A secretária reforçou que todos os serviços contam com estrutura completa, incluindo medicamentos, insumos e equipes preparadas para atender a população com total capacidade. As unidades seguem o protocolo de classificação de risco para triagem e priorização conforme a gravidade dos casos.
Os atendimentos eletivos dos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas serão retomados na terça-feira (22/04).
Interior e fundações
Nos 61 municípios do interior, os hospitais também funcionarão em regime de plantão 24 horas, com suporte da SES-AM para remoções emergenciais via UTI aérea ou ambulância terrestre.
A Fundação Hemoam funcionará para coleta de sangue das 7h às 18h na quinta-feira (17/04), no sábado (19/04) e na segunda-feira (21/04). O serviço estará fechado na sexta-feira (18/04) e no domingo (20/04). Os atendimentos ambulatoriais serão retomados na terça-feira (22/04).
Na Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), Fundação Cecon, Hospital Francisca Mendes, Hospital Adriano Jorge e Alfredo da Matta, os atendimentos de urgência seguem normalmente, com retorno das consultas e exames também previsto para terça (22/04).
A lista completa de unidades de atendimento e endereços pode ser conferida nos canais oficiais da SES-AM e do Governo do Amazonas.