O município de Rio Preto da Eva, a 88 quilômetros de Manaus, foi o ponto de partida das ações do União Brasil Mulher Amazonas em alusão ao Outubro Rosa, na última sexta-feira, 03/10. A campanha nacional é voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a segunda neoplasia de maior incidência entre as mulheres no estado, ficando atrás apenas do câncer de colo de útero.
A abertura oficial reuniu mulheres, autoridades e profissionais de saúde em uma grande mobilização liderada pela presidente estadual do movimento, Kuka Chaves, que levou uma mensagem de apoio do governador e presidente do União Brasil no Amazonas, Wilson Lima.
A programação começou com concentração no Centro de Eventos da cidade, seguida de uma caminhada pelas principais ruas até o Mirante do Cristo. O trajeto foi marcado por mensagens de conscientização e pelo engajamento da população, que participou da distribuição de materiais informativos sobre os riscos do câncer de mama e os direitos da mulher oncológica. As atividades encerraram com uma animada aula de ritmos, conduzida por professores locais, reforçando o incentivo ao cuidado com o corpo e à prática regular de exercícios físicos.
As ações de saúde, promovidas pela prefeitura da cidade, terão continuidade nesta segunda e terça-feira (06 e 07/10), com a oferta de testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação do cartão de vacina, triagem médica, psicológica e social, além de atendimentos com ginecologista, nutricionista oncológica e advogado previdenciário, voltados a esclarecer os direitos das mulheres com diagnóstico de câncer e estimular a busca por atendimento preventivo.
Durante a solenidade, Kuka Chaves ressaltou a importância do autocuidado e da prevenção como expressões de amor e responsabilidade. “O Outubro Rosa é um mês simbólico, mas o cuidado com a saúde deve ser constante. O que realmente dói não é o exame, é perder alguém para o câncer. Façam seus exames, aproveitem os serviços gratuitos e incentivem outras mulheres a fazer o mesmo. Prevenir é um ato de amor”, destacou.
A prefeita de Rio Preto da Eva, Socorro Nogueira (União), também reforçou a importância da mobilização e do incentivo à prevenção. “Durante todo este mês, nossas unidades de saúde estarão de prontidão para receber as mulheres que procurarem atendimento. Precisamos tirar um tempo para cuidar de nós mesmas, porque somos únicas e essenciais. A prevenção salva vidas”, afirmou.
Já a vereadora Professora Jaqueline, presidente do União Brasil Mulher Manaus, lembrou que o Outubro Rosa é um movimento mundial que dá visibilidade à pauta feminina e incentiva o diagnóstico precoce. “O diagnóstico precoce salva vidas. É por isso que campanhas como esta são tão importantes: elas despertam o olhar das mulheres para o autoexame e o cuidado com a saúde”, ponderou.
A vice-presidente do União Jovem do Amazonas, Arianny Cidade, destacou que ações como a realizada em Rio Preto da Eva são vitais para reforçar a consciência sobre o autocuidado feminino. “Cuidar da saúde é um gesto de amor e de responsabilidade com o próprio futuro. Como representante jovem, considero essencial motivar e orientar as mulheres a iniciarem esse cuidado desde cedo, prevenindo problemas e valorizando cada etapa da vida”, disse.
» PREVENIR É MELHOR – O governador Wilson Lima também enviou uma mensagem de incentivo às mulheres amazonenses. “Começou o Outubro Rosa, um mês importante para o alerta da prevenção do câncer de mama. Estamos trabalhando todos os dias para melhorar o atendimento e garantir que todas as mulheres tenham acesso a esse cuidado. As nossas Carretas da Saúde estão realizando mamografias e o acesso é fácil. Cuide-se, não deixe para depois”, declarou.
Para o 2º vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo, com a mobilização em Rio Preto da Eva o partido reafirma seu compromisso com a defesa da saúde e dos direitos das mulheres, promovendo informação, acolhimento e incentivo à prevenção. “O Outubro Rosa segue como um movimento de união, amor e esperança, lembrando que cuidar das mulheres é o primeiro passo para transformar vidas”, enfatizou.
Sérgio Litaiff, 3º vice-presidente estadual do União Brasil, destacou a relevância das ações realizadas e o engajamento em favor das mulheres em todo o estado: “Eventos como este mostram que nosso partido está presente nas causas que realmente importam. O Outubro Rosa vai além de uma campanha: é um chamado à consciência, à empatia e à valorização da vida. Quando poder público e sociedade caminham juntos, quem ganha é a mulher amazonense”.