BARCELOS (AM) — A educação superior rompeu mais uma barreira no interior do estado na manhã deste domingo (1º). O Governo do Amazonas inaugurou oficialmente o novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), com capacidade para atender 600 alunos. A unidade chega com a promessa de transformar a realidade da Calha do Rio Negro, oferecendo laboratórios e biblioteca de última geração para quem antes precisava abandonar suas raízes em busca de um diplo
RESUMO DO REMADOR +
- BARCELOS (AM) — A educação superior rompeu mais uma barreira no interior do estado na manhã deste domingo (1º).
- O Governo do Amazonas inaugurou oficialmente o novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), com capacidade para atender 600 alunos.
- "Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação e melhores condições para o interior", destacou a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro.
O que ninguém esperava era a robustez do sistema de ensino: a unidade já opera com três cursos presenciais mediados por tecnologia, conectando estudantes a professores em tempo real. “Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação e melhores condições para o interior”, destacou a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro. Atualmente, turmas de Gestão Hospitalar e Letras (Inglês e Português) já ocupam as salas, com formaturas previstas entre 2027 e 2028.
“Esse espaço representa dignidade para nós, alunos. Agora vamos ter um espaço moderno, salas amplas e refeitório. É uma conquista muito grande para Barcelos”, desabafou Suelany Freitas, 32, acadêmica de Gestão Hospitalar.
Para manter o gigante em funcionamento, o Estado mobilizou uma equipe de 25 profissionais, entre técnicos e professores. A estrutura é completa: conta com miniauditório, laboratório de informática, Centro de Processamento de Dados (CPD) e áreas de convivência. Com potencial para ofertar até quatro cursos por turno, a nova sede da UEA em Barcelos posiciona o município como um polo educacional estratégico para o futuro do Amazonas.
LEIA TAMBÉM NO REMADOR:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

