URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Poder

Manaus, segunda-feira, 26 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E

NÃO VÁ AINDA!

Publicidade

TÁ COM PRESSA?
IMPRIME NA AMAZON COLOR

Siga no Insta: @AMAZON.COLOR
IR PARA A
PÁGINA INICIAL
Home Poder TRE-AM ordena citação urgente do comandante-geral da PM por suspeita de abuso de poder em Parintins
Poder

TRE-AM ordena citação urgente do comandante-geral da PM por suspeita de abuso de poder em Parintins

Coronel Klinger Paiva tem cinco dias para apresentar defesa em processo que investiga uso da máquina estatal nas eleições de 2024
TRE-AM ordena citação urgente do comandante-geral da PM por suspeita de abuso de poder em Parintins
Foto: Reprodução
Compartilhe!
PUBLICIDADE
📍 RESUMÃO DO REMADOR
  • MANAUS (AM) — Uma decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta segunda-feira (26), trouxe novos desdobramentos para a cúpula da segurança pública do estado.
  • O Juízo da 002ª Zona Eleitoral de Manaus expediu um despacho urgente para citar o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Klinger Paiva, em um processo que apura crimes eleitorais.
  • A determinação atende a uma Carta Precatória enviada pela 004ª Zona Eleitoral de Parintins.

MANAUS (AM) — Uma decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta segunda-feira (26), trouxe novos desdobramentos para a cúpula da segurança pública do estado. O Juízo da 002ª Zona Eleitoral de Manaus expediu um despacho urgente para citar o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Klinger Paiva, em um processo que apura crimes eleitorais.

A determinação atende a uma Carta Precatória enviada pela 004ª Zona Eleitoral de Parintins. O magistrado Antônio Itamar de Sousa Gonzaga classificou o cumprimento da medida como “urgente”, estabelecendo um prazo de cinco dias para que o comandante apresente sua defesa formal no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

PUBLICIDADE

As investigações giram em torno do processo PJE 0600665-95.2024.6.04.0004, que analisa denúncias de abuso de poder político e uso indevido da máquina pública durante o pleito municipal de 2024 na Ilha Tupinambarana. O caso ganhou repercussão nacional após a divulgação de vídeos que sugeriam reuniões entre o alto escalão do governo e chefes militares para influenciar o cenário eleitoral no interior.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Entenda o Caso

A crise na segurança pública durante as eleições de 2024 em Parintins culminou, na época, em decisões judiciais que determinaram o afastamento de oficiais da corporação para assegurar a lisura das investigações. A suspeita é de que a força policial teria sido planejada para beneficiar grupos políticos específicos. O Governo do Estado e o Comando da PM têm negado reiteradamente qualquer interferência, sustentando que as movimentações foram estritamente técnicas e institucionais.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
Compartilhe!
PUBLICIDADE
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn