Uma tentativa de furto de cabos de energia na subestação do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na Zona Leste de Manaus, provocou a interrupção total do fornecimento de energia elétrica na unidade na noite desta sexta-feira (16). O caso gerou uma operação de emergência e resultou na transferência de pacientes em estado grave, principalmente os que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com relatos de testemunhas, a queda de energia ocorreu por volta das 21h, após uma forte explosão próxima ao transformador localizado em frente ao hospital. Mesmo com o acionamento automático do gerador, problemas técnicos impediram o pleno funcionamento da unidade, o que agravou ainda mais a situação.
Um vídeo recebido pelo Portal Remador mostra o momento em que um paciente é transferido em meio à escuridão. Durante o registro, um homem revoltado critica a ausência de autoridades públicas:
“Cadê os deputados estaduais que foram eleitos com o nosso voto? A população está morrendo e ninguém faz nada.”
Pacientes em ventilação mecânica foram transferidos para outros hospitais da rede estadual. Além dos transtornos nas UTIs e enfermarias, houve relatos de paralisação de bebedouros, elevação da temperatura nos corredores e falhas no abastecimento de água.
VEJA O VÍDEO:
Nota oficial da SES
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou, por meio de nota, que o hospital sofreu interrupção no fornecimento de energia elétrica em decorrência da tentativa de furto de cabos. O gerador do hospital foi acionado automaticamente, mas também apresentou falhas.
Diante da situação, a secretaria ativou seu plano de contingência e iniciou imediatamente a transferência de pacientes mais graves, priorizando a segurança dos internados. Segundo a SES, nenhuma intercorrência mais grave foi registrada entre os pacientes até o momento.
A pasta também informou que novos nobreaks foram instalados como medida de backup, e a concessionária de energia foi acionada para atuar no reparo da subestação. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e o caso está sob investigação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Equipes da 27ª Cicom da Polícia Militar reforçaram a segurança no entorno da unidade.
O suspeito da ação criminosa teria sofrido uma descarga elétrica durante o furto e fugido em seguida. Ele segue sendo procurado pelas forças de segurança.
