A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, por unanimidade, a autorização para que o Super Terminais opere um píer flutuante em Itacoatiara (AM), município localizado a 175 quilômetros de Manaus. O projeto tem como objetivo atender ao transbordo de granéis sólidos, principalmente soja e milho, fortalecendo a logística da região amazônica e ampliando as alternativas de escoamento de cargas do país.
O processo foi relatado por Wilson Pereira de Lima Filho, que concluiu que o terminal proposto é juridicamente adequado, tecnicamente viável, atende às normas ambientais e não gera conflitos concorrenciais ou operacionais. O voto foi acompanhado pelos demais diretores da agência reguladora: Caio César Farias Leôncio, Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Flavia Morais Lopes Takafashi.
A nova unidade foi enquadrada como TUP (Terminal de Uso Privado), considerando que a estrutura será utilizada para escoamento de cargas por via marítima, com previsão de atendimento a navios graneleiros do tipo Panamax. Esses navios, de grande porte, já operam na região e terão no porto flutuante de Itacoatiara um ponto de apoio para a movimentação de grãos.
O píer flutuante será semelhante ao modelo utilizado emergencialmente para contêineres durante a seca de 2024. A diferença está na dimensão e no objetivo: com 240 metros de extensão, 18 metros de largura e área total de 4.320 metros quadrados, a estrutura contará com três guindastes, cada um com capacidade de até 2.100 toneladas por hora. O píer ficará fixado no leito do Rio Amazonas, exatamente no ponto onde funcionou o porto provisório durante a estiagem que afetou a navegação no ano passado.
A previsão é que o Porto Verde entre em operação em janeiro de 2026. A atividade será exclusivamente dedicada ao transbordo de granéis sólidos entre navios graneleiros e barcaças, sem necessidade de armazenagem das cargas.
Investimento
O investimento total previsto é de R$ 150 milhões. Com a construção e operação do novo píer, a expectativa é de criação de 130 empregos diretos e 250 indiretos em Itacoatiara e municípios próximos. Além da geração de postos de trabalho, a operação deve contribuir para dinamizar a economia local e consolidar a cidade como um polo logístico estratégico do Arco Norte.
Segundo o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, a iniciativa reforça a busca da empresa por eficiência e pela ampliação das rotas de exportação. “Nosso objetivo é levar para Itacoatiara o padrão de eficiência operacional que já é marca registrada do Super Terminais, além de gerar empregos, movimentar a economia do município e impulsionar as exportações de granéis do arco norte, revolucionando as operações tradicionais.”
A cidade já abriga operações portuárias de grande porte e, com a entrada em funcionamento do Porto Verde, ampliará sua capacidade de atender à crescente demanda de exportação de soja e milho. O acesso ao Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas fortalece a integração da produção agrícola nacional aos mercados internacionais, principalmente Europa e Ásia.
Super Terminais
Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica – e a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.