Ticker Contínuo

Brasília (DF) – Devido à violação da competência privativa da União para legislar sobre energia elétrica, o Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional um trecho de uma lei do Amazonas que proibia empresas concessionárias de instalar medidores de consumo externos.

O julgamento virtual foi encerrado na última sexta-feira (17/2). Por unanimidade, os ministros confirmaram uma decisão liminar do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que havia suspendido a norma no ano passado.

A ação foi ajuizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Em sua defesa, o governo amazonense alegou que há competência concorrente do estado para legislar sobre defesa do consumidor.

Continua depois da Publicidade

No entanto, Barroso lembrou que, conforme a jurisprudência da corte, qualquer lei estadual ou municipal que interfira na relação contratual estabelecida entre as concessionárias de energia e a União configura invasão da competência privativa prevista na Constituição.

Além disso, em 2021 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) editou uma resolução normativa que autoriza as distribuidoras de energia a inserir sistemas de medição externa, desde que arquem com os custos de instalação.

“É uma importante decisão do STF, a nível nacional e à unanimidade, sobre a matéria. Para além da inconstitucionalidade, que é flagrante, não faz nenhum sentido proibir a modernização do sistema de medição, que a própria legislação federal autoriza”, opinou Thiago Lóes, advogado do escritório Décio Freire Advogados e presidente da Comissão Especial de Energia da OAB-DF, que atuou no caso.

Lei dos medidores

Elaborado em maio de 2022, o Projeto de Lei (PL) nº 267/2022, que proíbe a empresa Amazonas Energia de instalar os novos medidores aéreos, foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa no dia 22 de junho.

A demora na aprovação ocorreu após o governador ser impedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) de sancionar o PL.

Os medidores tiveram ampla rejeição popular, em especial, após acusação de erros técnicos nos aparelhos.

STF derruba lei que proibia medidores aéreo de energia elétrica rejeitados pelos amazonenses

Remador no Instagram Siga no Instagram
portalremador_ REMADOR - Notícias sobre o Amazonas e Política 👉 Notícias do Amazonas e política na palma da sua mão. ⏰ A cada minuto, uma nova notícia 📢 Anuncie no portal que conecta o Amazonas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!