MANAUS (AM) — A população de Manaus agora tem a senha para decidir onde o dinheiro dos impostos será aplicado. O prefeito em exercício, Renato Junior, lançou oficialmente nesta segunda-feira (2) a plataforma da Consulta Pública On-line 2026. A ferramenta, coordenada pela Semef, permite que qualquer cidadão escolha até cinco prioridades para o orçamento municipal, tirando a decisão apenas dos gabinetes e levando para a palma da mão do morador.
RESUMO DO REMADOR +
- MANAUS (AM) — A população de Manaus agora tem a senha para decidir onde o dinheiro dos impostos será aplicado.
- O prefeito em exercício, Renato Junior, lançou oficialmente nesta segunda-feira (2) a plataforma da Consulta Pública On-line 2026.
- A ferramenta, coordenada pela Semef, permite que qualquer cidadão escolha até cinco prioridades para o orçamento municipal, tirando a decisão apenas dos gabinetes e levando para a palma da mão do morador.
O que ninguém esperava era o peso que essa votação terá: as cinco propostas que receberem mais cliques serão consolidadas e enviadas à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para inclusão obrigatória na LOA 2027. “É abrir as portas da prefeitura. Queremos que o morador do bairro mais longínquo diga: ‘é aqui que eu quero que invista'”, disparou Renato Junior durante o lançamento na sede da prefeitura, na Compensa.
“O seu João e a dona Maria agora têm voz. Eles serão participantes daquilo que será incluído no nosso orçamento para tornar realidade o que a população nos cobra”, ressaltou o prefeito em exercício.
A consulta fica aberta até o dia 27 de fevereiro pelo site oficial. Segundo o secretário da Semef, Clécio Freire, a iniciativa atende à Lei de Responsabilidade Fiscal e busca democratizar o planejamento em áreas críticas como infraestrutura, saúde e mobilidade urbana. A experiência sucede o PPA Participativo do ano passado, que registrou mais de 10 mil votos, e agora se torna uma política anual fixa para garantir que o planejamento de Manaus seja, de fato, reflexo da vontade de quem vive a cidade.
LEIA TAMBÉM NO REMADOR:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

