Manaus (AM) – Visitas e expedições in loco por autoridades, reportagens feitas por diversos meios de comunicação do país mostrando a situação precária da malha viária e a importância dela para a unificação por terra de dois estados.
Nada disso ainda foi o bastante para convencer autoridades da reconstrução da BR-319. A rodovia construída na década do ditador Ernesto Geisel liga por terra Porto Velho (RO) a Manaus (AM) em uma extensão de 877 km.
A pauta para a recuperação da BR-319 já esteve na mesa dos últimos quatro presidenciáveis, mas até o momento, nenhum deles foi capaz de levar a obra até a sua total conclusão. O mal-entendido estaria associado aos danos ambientais acerca da reconstrução, ao que ela poderia provocar a um dos biomas mais verdes floresta Amazônica, o trecho do “meio”, que vai do km 250 ao km 655,7.
A pauta da BR-319 continua em andamento e mais viva que nunca, só que desta vez, o assunto foi repassado ao governo do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reconstrução da Br-319 foi incluída nos [projetos] apontados como de prioritários para o país nos 100 dias do Ministério dos Transportes.
Fonte: NewsRondonia