A Prefeitura de Presidente Figueiredo divulgou oficialmente a programação da 33ª edição da Festa do Cupuaçu e da 27ª Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, que prometem movimentar a cidade entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2025. Os eventos serão realizados simultaneamente em três pontos estratégicos: Praça da Cultura, Praça da Vitória e Parque do Urubuí.
A festa é uma das mais tradicionais do Amazonas e oferece uma mistura de gastronomia regional, economia criativa e grandes atrações musicais, além do tradicional concurso da Rainha do Cupuaçu, exposições e o esperado Desafio dos Bumbás.
Shows para todos os gostos
A abertura oficial será na quinta-feira (31/07), na Praça da Cultura, com apresentações do DJ Pedro Dias, Márcia Siqueira e Forró Ideal. O ponto alto da noite será o desfile da Rainha do Cupuaçu, que este ano contará com nove candidatas disputando o prêmio de R$ 15 mil, sob nova proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), liderada por Karina Vieira.
Na sexta-feira (01/08), a programação se divide entre a Praça da Cultura e a Praça da Vitória, com nomes como Carlinhos do Boi, Ju Marques (atração nacional) e Maykinho Feras. Já no sábado (02/08), a cidade viverá um dia repleto de atrações desde o início da manhã no Parque do Urubuí, com Mauro Lima o Brabo, Banda Impakto e Frente de Casa, além da programação noturna nas praças com destaque para o Desafio dos Bumbás, Pagode dos Amigos e o show nacional de Nadson Ferinha.
O encerramento, no domingo (03/08), será no Parque do Urubuí com apresentações de DJ Pedro, Jorge Japa, Uendel Pinheiro e o show nacional da cantora Mariana Fagundes, a partir das 10h.
Economia criativa e valorização da agricultura local
Durante todo o evento, a 27ª Feira de Agroindústria estará em funcionamento na Praça da Cultura, com destaque para a agricultura familiar, produtos derivados do cupuaçu, artesanato, pescados e exposições do setor mineral. O espaço busca fomentar negócios locais e valorizar a produção regional, principalmente de pequenos produtores.
O prefeito Fernando Vieira (Fernandão) destacou o esforço da gestão municipal para manter a festa mesmo diante de dificuldades financeiras. “Recebemos a prefeitura em situação crítica e ainda lutamos para manter os serviços essenciais. Mas sabemos da importância cultural e econômica desse evento para Figueiredo. Juntamos forças para realizar uma festa bonita e acolhedora”, afirmou.
