O Governo Federal lançou nesta segunda-feira (6) um novo edital do programa Mais Médicos, que prevê a abertura de 3.174 vagas em todo o país, sendo 118 delas destinadas ao Amazonas. O objetivo é ampliar a cobertura da atenção primária à saúde em áreas remotas e socialmente vulneráveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
No estado, serão 87 vagas distribuídas em 35 municípios, além de outras 31 oportunidades voltadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Do total, 74 vagas estão alocadas em 34 cidades classificadas com alta ou muito alta vulnerabilidade. Manaus concentra o maior número de vagas, com 13.
As inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio e contemplam três perfis de profissionais: médicos com registro no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados. Para estes dois últimos, é necessário passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento voltado ao enfrentamento de situações críticas nas regiões de atuação.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova distribuição das vagas considerou os dados da Demografia Médica 2025, que aponta desequilíbrios regionais na proporção de médicos por habitante. A maior parte das vagas está em municípios de pequeno porte (75,1%), seguido por cidades de médio (11,1%) e grande porte (13,8%).
O programa Mais Médicos já conta com cerca de 24,9 mil médicos em atividade em mais de 4,2 mil municípios, o que representa 77% do território nacional. Com o novo edital, o governo espera atingir a meta de 28 mil profissionais em atuação no país.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou que, além de reforçar a assistência à população, o programa oferece formação aos médicos, como especializações e até mestrado e doutorado em Saúde da Família.


