O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, anunciou a marca de 8,5 mil pessoas beneficiadas com os mutirões de cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) promovidos no interior do estado desde 2023. Em Maués (a 276 quilômetros da capital), cuja segunda edição da ação foi concluída neste sábado (13/12), Tadeu destacou o impacto social da iniciativa.
No Baixo Amazonas, o vice-governador reforçou o compromisso com a redução das filas de espera por procedimentos de saúde nos municípios e assegurou que as ações terão continuidade em 2026. Os mutirões de cirurgias oftalmológicas ocorrem por meio de parceria entre o Estado e as prefeituras municipais, com recursos de emendas do deputado estadual Abdala Fraxe.
“Estivemos aqui em Maués há três meses e eu prometi que voltaria com um segundo mutirão. Promessa do vice-governador é promessa cumprida. É uma satisfação estar aqui porque a gente sabe o quanto isso muda a vida das pessoas. Sei que a demanda é alta, mas é um compromisso meu de, no próximo ano, reduzir a fila de espera das cirurgias oftalmológicas”, afirmou Tadeu.
É a segunda vez neste ano que a população de Maués é beneficiada com o mutirão de cirurgias oftalmológicas. Somados os números da ação encerrada neste sábado com o primeiro mutirão, realizado no mês de agosto, um total de 400 moradores do município foram atendidos, entre jovens, adultos e idosos.
Um dos beneficiados é o aposentado Francisco de Assis, de 100 anos, que voltou a enxergar após passar pela cirurgia de catarata em um dos olhos no primeiro mutirão. Nesta edição, ele realizou o procedimento no segundo olho e, em 2026, pretende fazer retirada de pterígio. “Agora vou voltar a dançar”, disse, emocionado com a melhora da visão.

Cooperação
Acompanhando o vice-governador Tadeu de Souza na agenda na região do Baixo Amazonas, o deputado estadual Abdala Fraxe destacou que a integração entre os poderes é fundamental para a continuidade das cirurgias nos municípios do interior, no sentido de que mais cidadãos tenham acesso à política pública.
“Este é um compromisso meu, é um compromisso do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza. A gente tem que fazer um agradecimento mais que especial a eles dois, que nos últimos anos não têm economizado esforços para transformar a vida dos amazonenses”, afirmou o parlamentar.
A prefeita Macelly Veras ressaltou a importância da articulação feita por Tadeu de Souza e Abdala Fraxe na garantia dos recursos financeiros para o custeio das cirurgias no município.
“Eu queria terminar esse primeiro ano de mandato com um mutirão de cirurgias e nós estamos finalizando aqui com o segundo. E, como foi anunciado, ano que vem tem outra etapa para quem não teve a oportunidade de fazer nesta. O Governo do Estado tem ajudado muito o município de Maués”, declarou a prefeita.
