MP investiga lixo deixado por escolas de samba na Avenida do Samba em Manaus
MP investiga lixo deixado por escolas de samba na Avenida do Samba em ManausPortal Remador

Em meio às festividades carnavalescas, que já começaram em Manaus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), instaurou o Inquérito Civil n° 06.2024.00000670-7 para investigar a permanência irregular de lixo e outros resíduos deixados pelas agremiações na Avenida do Samba. A ação, motivada por possível omissão da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa) e da União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), tem como objetivo preservar a qualidade de vida e o bem-estar da população.

O inquérito, originado de uma reclamação da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC-AM), tem base, entre outras leis, na Lei Complementar n° 005 de 2014, que determina que os passeios públicos devem ser livres de qualquer obstáculo, fixo ou móvel, que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação segura das pessoas; e na Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), que estabelece, em seu art. 2º, inciso I, que a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana mediante a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como os direitos, dentre outros, à infraestrutura urbana.

“Instauramos o inquérito para apurar essa irregularidade ambiental, por conta dos dejetos e do lixo, e urbanística, por impedir o direito de ir e vir das pessoas. Além de solicitarmos mais informações dos órgãos envolvidos, vamos acionar a SEC para que compareça e compartilhe mais detalhes sobre o problema”, explicou o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, autor da medida.

VEJA TAMBÉM:  Circuito Vip de Carnaval começa neste sábado, 10, com Bloco do Axerito na Nilton Lins
audiencia-e-credibilidade MP investiga lixo deixado por escolas de samba na Avenida do Samba em Manaus

A 63ª Prourb requisitou da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Liesa e Uesam informações sobre as providências que serão tomadas em relação às denúncias. Caso ainda não tenham sido adotadas medidas, o MP verificará junto à SEC a possibilidade de sanções sustentadas no regulamento dos desfiles carnavalescos.

Confira nossos últimos Reels

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!