News Ticker com Fade In
URGENTE!
Continua depois da publicidade

Apopulação de Aracaju (SE) recebeu nesta sexta-feira (7) o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações. A nova unidade está instalada no campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A cerimônia de inauguração contou com a doação de 360 equipamentos, que serão distribuídos a diversos pontos de inclusão digital do estado.

“Este programa traz mais educação e mais oportunidade de emprego a todos os brasileiros. Com o programa Computadores para Inclusão, a gente leva, junto com o computador, o treinamento para que essas pessoas saibam não apenas usá-lo, mas também a acessar a internet de forma ampla, melhorando a qualidade de vida de toda a população. Temos o compromisso de realizar doações a todos os municípios de Sergipe até o ano que vem”, disse o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.

A cerimônia contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que classificou a entrega como um importante gesto para o estado de Sergipe.

“O trabalho desempenhado pelo Ministério das Comunicações muda vidas. Com o programa Computadores para Inclusão, é possível aprender, se capacitar e se inserir no mercado de trabalho, melhorando a vida de todos os brasileiros”, afirmou.

Os CRCs fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério, e estão espalhados por todo o Brasil. Além do recondicionamento de máquinas usadas de órgãos públicos, esses centros também promovem cursos gratuitos na área da tecnologia da informação.

A unidade de Aracaju tem capacidade para formar 2 mil alunos por ano. Entre os cursos que poderão ser ofertados no local estão: informática básica, marketing digital, empreendedorismo digital, montagem e manutenção de computadores, tecnologias digitais na educação e design gráfico para redes sociais, entre outros.

“Este projeto é resultado de um esforço conjunto e de uma visão compartilhada de criar um espaço que provoca a inclusão digital, a sustentabilidade e a educação. Nossa missão é fornecer acesso à tecnologia de qualidade para aqueles que mais precisam, promovendo a igualdade de oportunidades e a redução da lacuna digital”, afirmou frisou Ruth Sales, reitora do Instituto Federal de Sergipe.

Segundo Hermano Tercius, a parceria com o Instituto Federal de Sergipe representa um marco na promoção da educação tecnológica e o compromisso com um futuro mais sustentável. O Ministério das Comunicações investiu R$ 1,7 milhão para a criação do Centro de Recondicionamento.

Doações

Todos os 360 computadores doados nesta sexta foram recondicionados no próprio espaço. Os equipamentos foram recebidos pela Superintendência do Trabalho de Sergipe, que os enviará a 36 laboratórios de informática do estado.

Ao todo, 24 municípios serão beneficiados com esta primeira doação do CRC de Sergipe. São eles: Aracaju, Propriá, Santana do São Francisco, Canindé de São Francisco, Japoatã, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora das Dores, Divina Pastora, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Simão Dias, Arauá, Cristinápolis, Indiaroba, Maruim, Muribeca, Riachuelo, Salgado, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana.

Números

Até hoje, o programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, destinou 54 mil equipamentos a 4,1 mil pontos de inclusão digital de 1,1 mil municípios brasileiros. A iniciativa também capacitou 50 mil pessoas, em 226 cursos ofertados nos 26 CRCs espalhados pelo país.

Além da oferta de cursos, o programa contribui com o descarte correto de resíduos eletrônicos, à medida que as máquinas que não seriam mais utilizadas por órgãos públicos são recondicionadas e reaproveitadas.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade
Share to...