Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Trend do Poder

Justiça autoriza soltura de Rosinaldo Bual, que seguirá afastado da Câmara de Manaus

Vereador responderá às investigações da Operação Face Oculta em liberdade, sob medidas cautelares; processo de cassação segue sem avanço

Compartilhe!
Compartilhe!

A Justiça do Amazonas autorizou a soltura do vereador Rosinaldo Bual (Agir), que estava preso há mais de dois meses no âmbito da Operação Face Oculta, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A decisão foi proferida nesta segunda-feira (15) pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e estabelece que o parlamentar responda às investigações em liberdade, mediante o cumprimento de medidas cautelares.

Apesar da liberação, o TJ-AM determinou a manutenção do afastamento de Rosinaldo Bual do mandato na Câmara Municipal de Manaus. O processo judicial tramita em segredo de justiça.

Pedido de cassação segue sem deliberação

Paralelamente à esfera criminal, há um pedido de cassação do mandato de Rosinaldo Bual protocolado no dia 6 de outubro por um grupo de seis advogados que integram um comitê de acompanhamento do caso. No entanto, até o momento, o procedimento não avançou na Câmara Municipal de Manaus.

Pelo regimento interno da Casa, ao receber uma denúncia contra um vereador, cabe ao presidente da Câmara realizar a leitura do documento na primeira sessão ordinária subsequente e submeter o recebimento ao plenário. Caso aprovado, deve ser instaurada uma Comissão Processante para apuração dos fatos. Esse trâmite, contudo, ainda não foi iniciado.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.