BRASÍLIA – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normalizou o atendimento presencial e digital em todo o Brasil nesta segunda-feira (2). O serviço estava suspenso desde a última quinta-feira (28) para uma migração tecnológica histórica realizada pela Dataprev, que substituiu sistemas antigos por uma plataforma de nuvem mais moderna.
RESUMO DO REMADOR +
- BRASÍLIA – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normalizou o atendimento presencial e digital em todo o Brasil nesta segunda-feira (2).
- O serviço estava suspenso desde a última quinta-feira (28) para uma migração tecnológica histórica realizada pela Dataprev, que substituiu sistemas antigos por uma plataforma de nuvem mais moderna.
- Fim da espera: benefícios processados em 48hA grande promessa dessa modernização é a agilidade.
Fim da espera: benefícios processados em 48h
A grande promessa dessa modernização é a agilidade. Com o novo sistema, o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios deve cair pela metade: de 96 para 48 horas. Isso significa que aposentadorias e auxílios entrarão no sistema de forma muito mais célere, reduzindo as filas virtuais.
Além das agências físicas, a Central 135 e o aplicativo Meu INSS já operam normalmente. Em 2025, o app registrou uma média impressionante de 134,3 milhões de acessos mensais, consolidando-se como o principal canal do segurado.
Simulador de Aposentadoria volta na quarta (4)
Apesar da retomada geral, o INSS alerta que o simulador de aposentadoria será o último recurso a ser reativado, com previsão de volta apenas para esta quarta-feira (4). A ativação gradual é necessária para garantir a estabilidade do servidor diante do alto volume de acessos esperados para hoje.
Recomendação aos usuários
A Dataprev ressalta que momentos de lentidão podem ocorrer, especialmente em serviços que utilizam biometria. A recomendação oficial é que, caso o usuário encontre dificuldades, tente o acesso fora do horário comercial, quando o tráfego de dados é menor.
LEIA TAMBÉM NO REMADOR:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!



