Amazonas

Influenciador amazonense é multado em R$17 mil e capivara será recolhida pelo IBAMA

Autazes (AM) – O fazendeiro e influenciador Agenor Tupinambá, conhecido por cuidar da capivara Filó, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama. A denúncia foi feita e Agenor pode perder o animal que vive em sua fazenda no município de Autazes, a 113 quilômetros de Manaus. Agenor é bastante conhecido nas redes sociais por compartilhar momentos com a sua capivara de estimação, mas agora enfrenta problemas com a justiça ambiental.

Tupinambá passou por uma situação inesperada ao ser notificado e multado pelo Ibama por maus-tratos de animais e outras irregularidades. Em seu relato no Instagram, Tupinambá destacou o impacto emocional que a situação teve sobre ele, descrevendo sintomas como náuseas e dificuldades para respirar. Embora tenha negado as acusações, o influenciador afirmou que irá postar um vídeo com mais detalhes sobre o ocorrido em conjunto com sua assessoria.

O influenciador Agenor começou a chamar a atenção nas redes sociais após mostrar sua rotina com a capivara Filó, que tem apenas cinco meses. Através de vídeos, Agenor compartilha momentos divertidos e cuidados com o animal, que já se tornou um verdadeiro sucesso entre seus seguidores. Além da capivara, o influenciador também brinca com outros animais, como búfalos, um papagaio, um porco e até mesmo um mergulhão selvagem. Sua relação com os animais é encantadora e tem conquistado cada vez mais fãs na internet.

Nota de Esclarecimento

Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida. No total, as multas somam mais de 17 mil reais, valor que nunca nem vi na minha vida.

Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso.

Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria. Com amor, Agenor Tupinambá.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Leia também

1 of 71