URGENTE
Portal Remador
Portal Remador
Selo Carnaval
Remador

EDITORIAL Justiça

Exclusivo Caprichoso escolhe coreografia para exaltar Cleise Simas no Curral Zeca Xibelão
Manaus, sexta-feira, 30 de jan de 2026
Siga o Remador:
P U B L I C I D A D E
Home Justiça Golpistas usam símbolos do STJ para aplicar fraudes pelo WhatsApp

Golpistas usam símbolos do STJ para aplicar fraudes pelo WhatsApp

Criminosos se passam por oficiais de justiça para exigir pagamentos e dados sigilosos; Corte reforça que nunca solicita depósitos ou transferências por aplicativo
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em: 29/01/2026 às 23:46
Golpistas usam símbolos do STJ para aplicar fraudes pelo WhatsApp
Foto: Reprodução
Compartilhe!

BRASÍLIA (DF) — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu um alerta urgente sobre uma nova onda de golpes aplicados via WhatsApp. Criminosos estão utilizando fotos de servidores reais, nomes de autoridades e símbolos oficiais da Corte para enganar cidadãos, simulando intimações e notificações processuais para exigir pagamentos imediatos ou a entrega de dados sensíveis.

RESUMO DO REMADOR +
  • BRASÍLIA (DF) — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu um alerta urgente sobre uma nova onda de golpes aplicados via WhatsApp.
  • Criminosos estão utilizando fotos de servidores reais, nomes de autoridades e símbolos oficiais da Corte para enganar cidadãos, simulando intimações e notificações processuais para exigir pagamentos imediatos ou a entrega de dados sensíveis.
  • Embora a prática de intimações por aplicativos de mensagens tenha se tornado comum após a pandemia de Covid-19, ela segue regras rígidas de cada tribunal.

Embora a prática de intimações por aplicativos de mensagens tenha se tornado comum após a pandemia de Covid-19, ela segue regras rígidas de cada tribunal. O STJ esclareceu que, embora oficiais de justiça possam realizar contatos para comunicar atos processuais em situações específicas, o servidor jamais pedirá senhas ou transferências bancárias.

PUBLICIDADE

Especialistas em segurança digital apontam que a pressão por respostas rápidas e erros de português nas mensagens são os primeiros sinais de alerta. “A justiça não trabalha sob pressão de tempo para pagamentos via PIX. Qualquer solicitação de dinheiro por um suposto oficial é, invariavelmente, um crime”, destaca nota técnica do tribunal.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

Canais Oficiais de Consulta

Para confirmar qualquer movimentação processual, o cidadão deve utilizar os telefones oficiais do STJ em Brasília:

  • Informações Gerais: (61) 3319-8000
  • Informações Processuais: (61) 3319-8410

Escrito por:

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
16.199
31.999
ANUNCIE