A gestão do prefeito Chico do Belo em Anamã (AM), encerrou-se em dezembro de 2024 com importantes entregas que transformaram áreas essenciais, como educação, saúde e
infraestrutura, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do município.
Entre as principais realizações, destaca-se a expansão do acesso à educação, com a entrega de novas escolas em diversas comunidades rurais. Foram construídas escolas modernas e bem equipadas na Comunidade Cuia Grande e na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ambas com quatro salas de aula.
As comunidades Vila Nova e Bom Jesus foram contempladas com unidades educacionais de duas salas cada. Em comunidades menores, como Bom Jesus, Nossa Senhora de Aparecida, São José e Fé em Deus, foram entregues escolas com uma sala de aula, atendendo a demanda local e garantindo oportunidades de aprendizado para crianças e jovens de regiões afastadas.
Na infraestrutura, a gestão investiu na melhoria da mobilidade e na economia local. Entre os destaques, está a pavimentação da Comunidade do Arixi, realizada em parceria com o Governo do Estado, com um investimento de R$ 1,8 milhão. Além disso, recursos destinados em 2024 garantiram a construção de um estádio de futebol e a revitalização do Centro do Idoso, e a Casa do Conselho Tutelar, promovendo qualidade de vida, esporte e bem-estar para a população.
Outro marco da gestão, foi o início das obras do Novo Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Anamã, viabilizado por meio de recursos do Governo do Estado. A assinatura da ordem de serviço, celebrada como um dia histórico para o município, representa um passo importante para solucionar um antigo e maior problema enfrentado pela população: o acesso à água potável.
“A tão necessária e, por muito tempo, esperada obra será iniciada e brevemente a água potável jorrará nas torneiras de nossas casas. A população merece!”, declarou Chico do Belo.
A valorização dos profissionais da educação também foi um marco da administração. Em 2021, Chico do Belo anunciou um abono de R$ 15 mil para cada professor da rede municipal, utilizando recursos do Fundeb. Em 2024, Chico repetiu o feito. Essa medida não apenas reconheceu o trabalho dos educadores, mas também incentivou a melhoria do ensino em Anamã.