Durante participação no Fórum Amazonas +Municípios, nesta terça-feira (6/8), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) apresentou o 3º Edital de Emendas Participativas, que disponibiliza R$10 milhões exclusivamente para projetos voltados à saúde pública nos municípios do Amazonas. O evento, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), aconteceu no Clube do Trabalhador do SESI, reunindo prefeitos, vereadores, secretários e representantes dos governos estadual e federal.
Antes de iniciar a apresentação do edital, Amom manifestou solidariedade às vítimas do incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial de Manaus e que já dura mais de 24 horas. O deputado lembrou que o problema da estrutura precária do Corpo de Bombeiros no Amazonas é histórico, e se comprometeu publicamente a colaborar com recursos federais para reforçar o combate a incêndios no estado.
“Há dois anos, senhoras e senhores, quando o Amazonas foi acometido por algumas das maiores queimadas que já ocorreram ou que trouxeram as maiores consequências para o nosso estado, prejudicando a fauna, a flora, a vida de seres humanos, de pessoas em situação de vulnerabilidade, eu procurei o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-AM) para a destinação de recursos”, declarou o parlamentar.
“Infelizmente, naquela época, não houve um acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros quanto aos projetos a que seriam destinados esses recursos. O mandato permanece aberto, no entanto, diante desse desastre, como sempre permaneceu, para receber projetos do Corpo de Bombeiros, nos moldes que nós já estamos fazendo aqui nos projetos da área da saúde”, completou.
Amom destacou ainda os investimentos recentes feitos no combate a incêndios florestais por meio de recursos federais articulados pelo mandato. Ele é o único deputado do Brasil a destinar recursos – mais de R$500 mil – para o programa PrevFogo, do Ibama-AM. O parlamentar também fez um apelo por mais investimentos e planejamento na estrutura da corporação.
“O Corpo de Bombeiros pode, e deve, ser beneficiado da mesma forma, com verbas para ajudar na sua estruturação. Não é segredo para ninguém que hoje nós temos menos equipamentos e menos pessoas para atender às ocorrências aqui no Estado do Amazonas do que precisaríamos e deveríamos ter. Por isso, há mais de dois anos, nós mantemos as portas abertas para receber projetos técnicos, transparentes e viáveis do Corpo de Bombeiros, que nos permitam destinar recursos e mudar essa realidade”, afirmou Amom.
3º Edital de Emendas Participativas
Durante o evento, Amom reforçou o convite para o novo edital, que está com inscrições abertas para a seleção de propostas apresentadas por gestores municipais, entidades e cidadãos, com foco exclusivo na melhoria da saúde pública. Entre as possibilidades estão reformas de unidades básicas, aquisição de equipamentos, investimentos em mutirões de atendimento, entre outros.
A proposta das emendas participativas, pioneira no estado, já destinou recursos para dezenas de municípios desde o início do mandato de Amom. O novo edital, segundo ele, reafirma o compromisso com a transparência, a escuta ativa e o fortalecimento da gestão municipal.