URGENTE
Portal Remador
Selo Editorial
EDITORIAL
Segurança
Urgente Prefeitura de Parintins lança marchinhas do Carnailha 2026 em 20 plataformas digitais
Manaus, Quinta, 5 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Segurança Delegado da Polícia Civil é preso pela Polícia Federal por corrupção no Amazonas

Delegado da Polícia Civil é preso pela Polícia Federal por corrupção no Amazonas

Humaitá (AM) – Um delegado da Polícia Civil foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (21) durante uma operação que investiga um esquema de corrupção, desvio de bens apreendidos e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada em Humaitá, a cerca de 700 km de Manaus, e também teve alvos em Manaus e Itacoatiara. […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 21/11/2024 às 11:38 Atualizado em: 12/04/2025 ÀS 18:17
Compartilhe!

Humaitá (AM) – Um delegado da Polícia Civil foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (21) durante uma operação que investiga um esquema de corrupção, desvio de bens apreendidos e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada em Humaitá, a cerca de 700 km de Manaus, e também teve alvos em Manaus e Itacoatiara.

RESUMO DO REMADOR +
  • Humaitá (AM) – Um delegado da Polícia Civil foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (21) durante uma operação que investiga um esquema de corrupção, desvio de bens apreendidos e lavagem de dinheiro.
  • A ação foi realizada em Humaitá, a cerca de 700 km de Manaus, e também teve alvos em Manaus e Itacoatiara.
  • De acordo com as investigações, o grupo criminoso desviava bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), como madeira e cassiterita, que eram enviados à Delegacia da Polícia Civil em Humaitá.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso desviava bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), como madeira e cassiterita, que eram enviados à Delegacia da Polícia Civil em Humaitá. Proprietários das cargas pagavam propina, com valores negociados por um advogado envolvido no esquema. Parte do dinheiro era destinada ao delegado, que teve a prisão preventiva decretada e foi detido pela PF.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

O secretário municipal de Infraestrutura de Humaitá também é suspeito de participação, simulando que os bens apreendidos eram destinados à prefeitura. A investigação identificou a venda clandestina de cerca de três toneladas de cassiterita, minério usado na produção de estanho, além do uso de empresas de fachada para ocultar a origem dos recursos ilícitos.

Além da prisão do delegado, a operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 10 milhões. Os investigados responderão por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes que podem somar até 34 anos de prisão.

A Polícia Civil do Amazonas informou, em nota, que não tolera desvios de conduta e que o caso será investigado pela Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública. A corporação declarou estar colaborando com as apurações conduzidas pela Polícia Federal.

O Portal Remador tentou contato com a prefeitura de Humaitá para obter um posicionamento, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE