Últimas Notícias
Últimas Notícias

Questões técnicas como o tamanho e profundidade de canais de navegação no rio, ações de preservação dos recursos naturais e ecossistema, e principalmente, a definição de valores sobre tarifas, pedágios e a responsabilidade sobre quem deve pagá-los.

Estes são alguns dos questionamentos feitos pelo Sindicato das Empresas de Navegação do Estado do Amazonas (Sindarma), ao processo de concessão da hidrovia do Rio Madeira, assinado e publicado no Diário Oficial da União no final de agosto e que inclui o trecho fluvial entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) nos leilões do Programa Nacional de Desestatização (PND) do Governo Federal.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Durante reunião em novembro de 2024, em Manaus, representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que estão elaborando o projeto de concessão da hidrovia, indicaram que o “pedágio” para as embarcações de cargas poderia ser de R$ 0,80 por tonelada transportada.

CUSTOS ADICIONAIS
De acordo com o vice-presidente do Sindarma, Madson Nóbrega, uma das propostas da entidade é que os valores sejam cobrados dos donos das cargas, assim como acontece no setor rodoviário, onde custos adicionais são pagos pelos contratantes e não pelas transportadoras.

“Além das despesas usuais para manter as operações, atualmente as empresas de navegação tem que arcar com altos valores para manter as escoltas armadas para evitar a pirataria e são valores adicionais que não podem ser repassados para os consumidores finais”, afirmou.

Ainda segundo Nóbrega, o sindicato já apresentou esta e outras demandas para os órgãos responsáveis pelo projeto e aguarda novas oportunidades para debater o tema.

“Uma coisa é fazer um projeto em Brasília, outra é navegar todo dia no Rio Madeira e conhecer a realidade e as verdadeiras demandas do setor. Na prática, são coisas diferentes e esperamos levar novamente estes questionamentos para a mesa de debate”, acrescentou.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!