Na manhã desta sexta-feira (9), a Câmara Municipal de Urucurituba aprovou, por unanimidade, o projeto de lei enviado pelo prefeito Leôncio Tundis que autoriza o Curso de Formação e treinamento com arma de fogo para a Guarda Civil Municipal (GCM). A medida é considerada um marco para o fortalecimento da segurança pública no município.
O projeto também regulamenta o uso de armamento pela GCM, além de instituir a criação da Ouvidoria Geral e da Corregedoria Geral da corporação — órgãos que reforçam a transparência e o controle das ações da Guarda Municipal.
O curso será promovido pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), ligado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Com duração prevista de dois meses, o treinamento será conduzido por profissionais que também formam policiais civis e militares do estado.
O secretário municipal de Segurança Pública, Josias Pereira, destacou que a aprovação da medida representa o cumprimento de metas do plano de governo. “Em dezembro de 2024, o prefeito Leôncio Tundis me encarregou de intensificar a integração com as forças estaduais de segurança e reestruturar a GCM. Estamos avançando com responsabilidade”, afirmou.
Pereira também agradeceu ao presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Lima, pelo apoio na tramitação do projeto. “Com espírito colaborativo, ele pautou as leis que faltavam para viabilizar o armamento e o início do treinamento da Guarda”, concluiu.
