URGENTE
COBERTURA DO
CARNAVAL
Manaus, Quinta, 12 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Política Câmara aprova aumento de deputados federais; Amazonas ganhará duas novas cadeiras

Câmara aprova aumento de deputados federais; Amazonas ganhará duas novas cadeiras

Na noite de terça-feira, 6 de maio de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que amplia o número de deputados federais de 513 para 531. A proposta, que agora segue para o Senado, visa ajustar a representação proporcional dos estados com base nos dados do Censo Demográfico de […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 07/05/2025 às 07:01
Câmara aprova aumento de deputados federais; Amazonas ganhará duas novas cadeiras
Compartilhe!

Na noite de terça-feira, 6 de maio de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que amplia o número de deputados federais de 513 para 531. A proposta, que agora segue para o Senado, visa ajustar a representação proporcional dos estados com base nos dados do Censo Demográfico de 2022, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

RESUMO DO REMADOR +
  • Na noite de terça-feira, 6 de maio de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que amplia o número de deputados federais de 513 para 531.
  • A proposta, que agora segue para o Senado, visa ajustar a representação proporcional dos estados com base nos dados do Censo Demográfico de 2022, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Com a aprovação, o Amazonas será beneficiado com duas novas cadeiras na Câmara dos Deputados, passando de 8 para 10 representantes a partir da legislatura de 2027.

Com a aprovação, o Amazonas será beneficiado com duas novas cadeiras na Câmara dos Deputados, passando de 8 para 10 representantes a partir da legislatura de 2027. Além do Amazonas, outros estados que terão aumento no número de deputados são: Pará (4), Santa Catarina (4), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Paraná (1), Ceará (1), Goiás (1) e Minas Gerais (1).

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

A votação do PLP 177/2023 contou com 270 votos favoráveis e 207 contrários. Apenas os partidos PSOL, Rede e Novo orientaram voto contra a proposta. A medida também impede a redução do número de deputados por estado, mesmo nos casos em que o censo indicaria diminuição na representação.

O impacto orçamentário estimado para a criação das novas cadeiras é de aproximadamente R$ 64,6 milhões por ano, valor que, segundo a Direção-Geral da Câmara, será absorvido pelas previsões orçamentárias a partir de 2027.

A medida também afetará as assembleias legislativas estaduais, que deverão ajustar o número de deputados estaduais conforme a nova representação federal, seguindo a proporcionalidade estabelecida pela Constituição Federal.

A proposta foi apresentada pela deputada Dani Cunha (União-RJ) e relatada por Damião Feliciano (União-PB), que destacou a importância de corrigir distorções na representação dos estados devido ao crescimento populacional. A decisão do STF estabeleceu o prazo de 30 de junho de 2025 para que o Congresso Nacional atualize a distribuição das vagas, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar o tema.

A proposta será agora analisada pelo Senado, que deverá votar o projeto dentro do prazo estipulado pelo STF.

📌 Leia mais notícias sobre Política no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM NO REMADOR:

  • Jander Lobato destaca a importância da entrega do CRAS Mutirão
  • Projetos aumentam punição em casos de maus-tratos a animais
  • Quebra de patente do Mounjaro: Câmara aprova urgência para baratear “caneta emagrecedora
  • Ludmilla processa vereador Coronel Rosses e pede R$ 70 mil por acusação de “aliciar crianças” em Manaus
COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SUGERIR CORREÇÃO