Pular para o conteúdo principal
Portal Remador - Hard News de Manaus e Amazonas
POLíTICA

Belão diz que criação de Secretaria Indígena “é de extrema importância no Amazonas”

Manaus (AM) – Para o deputado estadual Belarmino Lins (PP), a criação de uma secretaria de estado para cuidar de políticas públicas destinadas a atender as demandas da população indígena no Amazonas “é de extrema importância” neste momento de reconstrução das políticas voltadas ao segmento na Amazônia. Monitoramento Eleições 2026 David Almeida Pré-candidato ao Governo […]
SIGA O PORTAL:
Criação de Secretaria Indígena “é de extrema importância no Amazonas”, diz Belarmino Lins
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Manaus (AM) – Para o deputado estadual Belarmino Lins (PP), a criação de uma secretaria de estado para cuidar de políticas públicas destinadas a atender as demandas da população indígena no Amazonas “é de extrema importância” neste momento de reconstrução das políticas voltadas ao segmento na Amazônia.

Em dezembro do ano passado, o parlamentar propôs a criação da Secretaria de Estado de Políticas Indígenas do Amazonas (SEPIAM).

Belão destacou, quanto a questão, o recente anúncio do governador paraense, Helder Barbalho (MDB), confirmando a criação da Secretaria de Povos Originários do Pará.

O Estado possui cerca de 55 etnias e, aproximadamente, 60 mil indígenas espalhados por 25% do território paraense, de 77 terras indígenas em 52 municípios. Já o Amazonas conta com mais de 200 mil indígenas, sendo 168.680 habitando a capital, Manaus.

Na opinião de Belão, os lamentáveis acontecimentos constatados in loco pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último final de semana, em Roraima, com o total abandono dos povos Yanomamis, atingidos por desnutrição e doenças, “reforçam a necessidade premente da criação de uma Secretaria Indígena em nosso Estado”.

“O que o presidente Lula viu em Roraima mostra que o problema indígena é uma causa mais que humanitária, exigindo respostas que hão de vir com as secretarias a serem criadas para aplacar tanto drama”, afirma Belarmino Lins, que afirma “confiar na sensibilidade do governador Wilson Lima para enviar à Assembleia Legislativa, de forma urgente, mensagem a criação da Secretaria Indígena do Amazonas”.

Foto de Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM
Redação Remador

Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez é jornalista profissional (MTB 1697/AM) com ampla experiência na cobertura política, econômica e cotidiana do Amazonas. Fundador do Portal Remador, dedica-se a levar informação precisa sobre Manaus e os municípios do interior, com foco em transparência e interesse público. Especialista em análise política regional e cobertura das Eleições 2026.