A Argentina anunciou nesta sexta-feira, 16 de maio de 2025, a suspensão temporária das importações de carne de aves e seus derivados provenientes do Brasil. A medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira, localizada no sul do país, a cerca de 620 km da fronteira argentina.
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou que a suspensão inclui produtos e subprodutos de origem avícola. No entanto, a importação de aves de um dia e ovos férteis continuará permitida, desde que provenientes de compartimentos certificados como livres da doença.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e a Argentina é um de seus principais mercados. Em 2024, o país sul-americano importou 4 milhões de toneladas de produtos avícolas brasileiros.
A suspensão permanecerá em vigor até que o Brasil seja oficialmente declarado livre da gripe aviária. O Senasa também recomendou que os produtores argentinos reforcem as medidas de biossegurança em suas instalações para prevenir a propagação do vírus.
