MANAUS (AM) – A excelência do ensino médico no Amazonas ganhou destaque nacional com a vitória do estudante Luís Otávio Nogueira, aluno do 11º período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele conquistou o primeiro lugar na 5ª Olimpíada de Medicina (Omed), realizada em 2025, na categoria Ciclo Clínico, superando graduandos de instituições de todo o país.
RESUMO DO REMADOR +
- MANAUS (AM) – A excelência do ensino médico no Amazonas ganhou destaque nacional com a vitória do estudante Luís Otávio Nogueira, aluno do 11º período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
- Ele conquistou o primeiro lugar na 5ª Olimpíada de Medicina (Omed), realizada em 2025, na categoria Ciclo Clínico, superando graduandos de instituições de todo o país.
- Criada em 2020 por alunos da renomada Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a Omed é consolidada como a maior competição acadêmica da área no Brasil.
Criada em 2020 por alunos da renomada Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a Omed é consolidada como a maior competição acadêmica da área no Brasil. O objetivo do certame é desafiar o raciocínio clínico, a base teórica e a prática integrada de estudantes do 1º ao 12º semestre.
ORGULHO ACADÊMICO
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Katia Couceiro, celebrou a conquista e ressaltou a importância do resultado para a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). “É um motivo de orgulho ver um aluno que ainda está no processo de graduação ganhar destaque em um cenário nacional de referência, como o Albert Einstein. Isso incentiva nossos professores e comprova a qualidade do trabalho que estamos realizando na nossa universidade”, afirmou.
Para o vencedor, Luís Otávio, a medalha de ouro é o reflexo de anos de dedicação. “Foi uma surpresa e uma felicidade muito grande. Sinto que o esforço trouxe essa gratificação e a sensação de que estou no caminho certo para me tornar um médico melhor”, declarou o graduando.
PREMIAÇÃO E IMERSÃO
As provas da Omed foram aplicadas simultaneamente em 13 cidades brasileiras, incluindo Manaus. Como reconhecimento pelo 1º lugar, Luís Otávio receberá troféu, certificado e gratificação em dinheiro. Além disso, o estudante participará de uma imersão de dois dias no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma das instituições de saúde mais prestigiadas da América Latina.
A Omed segue estimulando o aprimoramento do ensino médico no Brasil, promovendo uma atmosfera competitiva e amistosa entre competidores de diversas regiões, unidos pela paixão ao conhecimento científico.
