URGENTE
COBERTURA DO
CARNAVAL
Urgente Foguetório do Comando Vermelho: Queima de fogos simultânea do CV assusta Manaus nesta terça (10)
Manaus, Quarta, 11 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Evento&Sabor Carnaval Alegorias inspiradas em obras urbanas levam a Cidade Alta ao Sambódromo, com enredo sobre transformação social

Alegorias inspiradas em obras urbanas levam a Cidade Alta ao Sambódromo, com enredo sobre transformação social

Alegorias que recriam conjuntos habitacionais, áreas de lazer revitalizadas e símbolos de transformação urbana vão marcar o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta no Sambódromo de Manaus, nesta sexta-feira (13/02). RESUMO DO REMADOR + Alegorias que recriam conjuntos habitacionais, áreas de lazer revitalizadas e símbolos de transformação urbana vão marcar […]
Por Leuzimar Rodrigues | jornalista MTB 1705/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 11/02/2026 às 13:58
Alegorias inspiradas em obras urbanas levam a Cidade Alta ao Sambódromo, com enredo sobre transformação social
Compartilhe!

Alegorias que recriam conjuntos habitacionais, áreas de lazer revitalizadas e símbolos de transformação urbana vão marcar o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta no Sambódromo de Manaus, nesta sexta-feira (13/02).

RESUMO DO REMADOR +
  • Alegorias que recriam conjuntos habitacionais, áreas de lazer revitalizadas e símbolos de transformação urbana vão marcar o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta no Sambódromo de Manaus, nesta sexta-feira (13/02).
  • A agremiação do bairro Educandos será a 4ª a entrar na avenida, pelo Grupo de Acesso A, levando uma proposta visual inspirada em obras que impactaram a comunidade.
  • Dentre elas, ações do estado, executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A agremiação do bairro Educandos será a 4ª a entrar na avenida, pelo Grupo de Acesso A, levando uma proposta visual inspirada em obras que impactaram a comunidade. Dentre elas, ações do estado, executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Alegorias inspiradas em obras urbanas levam a Cidade Alta ao Sambódromo, com enredo sobre transformação social - Portal Remador
PUBLICIDADE

O samba-enredo “A transformação: da degradação à dignidade, o sonho se tornou realidade e, no raiar de um novo dia, Cidade Alta explode de alegria!” conduz a narrativa do desfile ao relacionar a história recente do bairro a intervenções urbanas e sociais. Nos versos e nas alegorias, a escola faz referências a ações que transformaram a vida dos moradores. Dentre elas, obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e do Amazonas Meu Lar, além de ações do Ilumina+ Amazonas, iniciativas que ajudam a construir a ideia de mudança retratada na avenida.

Entre os destaques do projeto visual que a escola vai apresentar na avenida do samba, estão carros alegóricos com varandas de apartamentos e cenários inspirados em espaços urbanizados, além da participação de componentes que simbolizam moradores beneficiados por programas sociais.

O carro “Fecha Alas” traz uma releitura do Parque das Araras, espaço de lazer e preservação ambiental inaugurado em 2022 pelo Prosamin+, na Praça 14, com cerca de 15 mil metros quadrados e áreas esportivas e verdes construídas após a revitalização do Igarapé do Mestre Chico.

A alegoria terá fantasias que remetem à ave, símbolo da agremiação, e a presença de uma borboleta como metáfora de transformação. Um tripé cenográfico em forma de engrenagem reforça o conceito de desenvolvimento e da chamada “engenharia da transformação”, eixo simbólico do enredo.

A proposta artística da Cidade Alta conecta o samba à história recente de Educandos e às transformações urbanas vividas pela comunidade, retratando a passagem das áreas antes degradadas para um novo cenário de moradia e infraestrutura. Entre as referências destacadas está, também, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Educandos, considerada a maior da região Norte em capacidade operacional.

O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que a presença das obras do Governo do Amazonas no enredo representa a forma como a própria comunidade passou a enxergar as transformações vividas no bairro.

“Quando as intervenções urbanas deixam de ser apenas obras e passam a ganhar significado cultural, como acontece agora no samba-enredo e nas alegorias da Cidade Alta, vemos que o impacto foi além da infraestrutura. É a população reconhecendo, por meio do Carnaval, mudanças que trouxeram mais dignidade e qualidade de vida”.

De acordo com o presidente da agremiação, Williams Tatá, a escola levará cerca de 1,6 mil brincantes ao Sambódromo, distribuídos em 16 alas, além de comissão de frente formada por 15 componentes, três casais de mestre-sala e porta-bandeira, bateria com aproximadamente 150 ritmistas, cerca de 50 baianas e equipe de harmonia com aproximadamente 100 integrantes. “O desfile será encerrado com a tradicional ala dos amigos”, diz ele.

📌 Leia mais notícias sobre Carnaval no Portal Remador.

🚨 TÁ NO REMADOR!

Não fique por fora. Se a notícia é quente, ela chega primeiro aqui. Entre na nossa comunidade e receba tudo no WhatsApp.

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE