Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Corinthians x Vasco — Placar | Portal Remador
Corinthians Corinthians
0 x 0
Vasco Vasco
Neo Química Arena — São Paulo | Próximo jogo: 24/12/2025 — Local: São Januário
Ticker Lateral – Portal Remador
Giro Brasil

Agora Tem Especialistas inicia no Amazonas modelo inédito para aproveitar capacidade máxima de atendimento nos hospitais do SUS

Compartilhe!
Agora Tem Especialistas inicia no Amazonas modelo inédito para aproveitar capacidade máxima de atendimento nos hospitais do SUS
Foto: Reprodução
Compartilhe!

om o objetivo de aproveitar a capacidade máxima do SUS, o Agora Tem Especialistas iniciou, nesta semana, um novo tipo de atendimento nas estruturas ociosas dos hospitais da rede pública. Para estruturar os espaços subutilizados, o programa do governo federal contratou profissionais, equipamentos e insumos que já estão garantindo mais serviços de saúde em mutirões realizados nesses locais. Essa ação inédita começou na segunda-feira (15) no estado do Amazonas. No município de Itacoatiara (AM), já estão sendo realizadas cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional José Mendes; serão 600 no total. Já a população de Manacapuru (AM) será atendida com a realização de 200 cirurgias nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia no Hospital Geral da cidade. A partir de janeiro, a iniciativa deve ser estendida a outros municípios brasileiros.

“Na rede pública de saúde, muitos espaços estão subutilizados por falta de equipamentos, de médicos ou outros profissionais de saúde. E é justamente isso que o Agora Tem Especialistas resolve ao viabilizar todas as condições necessárias para que os hospitais públicos e as entidades filantrópicas que atendem o SUS possam ofertar ainda mais consultas, exames e cirurgias.  Com mais essa ação, o programa do governo do presidente Lula está respondendo às demandas de saúde da população e reduzindo o tempo de espera na rede pública”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nesse novo modelo, os atendimentos são organizados de forma a garantir que todos os pacientes encaminhados pelas secretarias de saúde dos municípios amazonenses sejam atendidos.

Ação para ampliar o uso da estrutura pública de saúde

Para garantir a ampliação de uso da estrutura pública, o Ministério da Saúde garante o credenciamento de prestadores de serviço do setor privado, que devem ofertar toda a infraestrutura necessária para que os mutirões sejam realizados nos espaços ociosos do SUS. Nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, essas contratações ocorrem por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS); e, no Sul, pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

A iniciativa prevê a possibilidade de realização de mais de 300 procedimentos, incluindo cirurgias eletivas e Ofertas de Cuidados Integrados (OCI), combos de cuidados que garantem aos pacientes todos os procedimentos necessários, da consulta ao tratamento. As especialidades prioritárias do programa são cardiologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e nefrologia.

 Parceria entre hospitais públicos, filantrópicos e prestadores de serviço

Essa nova iniciativa do Agora Tem Especialistas viabiliza o uso de espaços de saúde com baixa ocupação com a participação dos hospitais públicos e filantrópicos, que disponibilizam a estrutura física para receber o atendimento. Eles precisam ofertar serviços de suporte, como rouparia, energia e alimentação. Já os prestadores dos serviços de saúde são responsáveis por disponibilizar equipamentos, insumos e equipes necessárias, incluindo profissionais médicos e de enfermagem, além das equipes cirúrgicas e de apoio.

Para estimular a participação, o Ministério da Saúde definiu regras específicas de pagamento de acordo com a Tabela Agora Tem Especialistas, que, no caso do uso de espaços ociosos em hospitais na região da Amazônia Legal, prevê um acréscimo de até 30% no valor dos procedimentos.

Mais de 127 mil atendimentos em mutirões

Para ampliar a oferta de atendimento no SUS e, assim, reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa Agora Tem Especialistas conta com uma série de ações já em andamento, como aquelas que visam ampliar o uso da estrutura pública do SUS. Para isso, o programa realizou vários mutirões, que, ao longo do ano, realizaram mais de 127 mil atendimentos em todo o Brasil, inclusive dentro de aldeias indígenas no coração da Amazônia e em comunidades quilombolas.

Outra iniciativa é a criação do terceiro turno em hospitais públicos; nas unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), os pacientes do SUS são atendidos até 22h. Como resultado, houve aumento de 200% no número de cirurgias e a redução do tempo de espera por cirurgias oncológicas de 32 para 28 dias.

Compartilhe!
Mais lidas do Remador
Giro Brasil

PF e CGU cumprem mandados em nova fase de operação que investiga fraudes bilionárias no INSS

Senador Weverton Rocha é alvo de busca e apreensão em investigação que...

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial
Giro Brasil

“Acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, diz Lula em reunião ministerial

Na abertura do encontro com ministros, presidente apresentou balanço de quase três...

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal
Giro Brasil

Ministério das Comunicações amplia retransmissões de rádio na Amazônia Legal

Sociedade de Televisão Manauara recebeu autorizações para ampliar seus sinais em Urucurituba,...

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos
Giro Brasil

Em entrevista ao SBT News, Lula destaca avanços sociais e econômicos

Presidente aponta redução das desigualdades, ampliação do acesso à saúde, aprovação da...

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática
Giro Brasil

Trump revoga sanções e retira Alexandre de Moraes da lista Magnitsky após cinco meses de crise diplomática

Decisão do governo dos EUA encerra restrições financeiras e territoriais impostas ao...

Evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF), na sede do Sebrae, na Asa Norte. A Inteligência Artificial será o eixo central desta edição, com destaque para seus impactos no mercado de trabalho, implicações éticas e oportunidades para fortalecer práticas jornalísticas de qualidade.
Giro Brasil

FENAJ realiza 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Brasília

Evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF), na...

STF começa julgamento que pode manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro; Moraes e Dino votam por manter decisão
Giro Brasil

STF começa julgamento que pode manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro; Moraes e Dino votam por manter decisão

A prisão foi decretada após pedido da Polícia Federal, sustentado pela Procuradoria-Geral...