O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, defendeu o resgate do diálogo na política durante a sessão solene em que recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (09/12). O autor da homenagem é o vereador Dr. Eduardo Assis, com apoio de outros 39 parlamentares.
A honraria da CMM é destinada ao reconhecimento de cidadãos que prestaram serviços relevantes à capital amazonense e à sua população por mais de uma década. Tadeu de Souza é advogado e procurador do Estado de carreira desde 2009, somando mais de 25 anos dedicados ao serviço público. Antes de ser vice-governador, foi procurador-geral do Estado e secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus.
Para um plenário lotado por autoridades, familiares e amigos, o vice-governador usou o espaço de discurso para fazer uma reflexão sobre o cenário atual da política no âmbito global. Tadeu salientou que o debate em torno das pautas cotidianas faz parte do processo democrático, mas ponderou que a disputa não pode virar ataque pessoal.
“No passado, era possível divergir sem destruir. Criticar sem agredir. Hoje, infelizmente, vemos um movimento perigoso no Brasil e no mundo: a tentativa de invalidar ou eliminar o outro. Isso não é política. É a vitória do ruído sobre o diálogo. A população quer verdade, responsabilidade e compromisso com resultados. A boa política não precisa ferir. A boa política precisa, antes de tudo, servir”, defendeu, sob aplausos.

Manaus: a cidade-Estado
Ainda durante o pronunciamento, o vice-governador enfatizou a necessidade de uma ação integrada entre as diferentes esferas de poder em torno da realização de políticas públicas que melhor atendam à cidade de Manaus, que concentra a maior densidade populacional do estado.
“Aqui vive mais da metade da população. Aqui pulsa o coração econômico, social e cultural. Nossa cidade precisa e deve receber mais atenção por parte do governo federal, com foco estratégico, políticas específicas e investimentos proporcionais à sua importância e grandeza. Não existe um Amazonas forte com uma Manaus fragilizada”, ponderou Tadeu.
Compromisso de servir
Ao agradecer pela homenagem, o vice-governador fez um retrospecto de sua trajetória pessoal e profissional, relembrando suas origens em Manacapuru, os anos como operário do Distrito Industrial de Manaus e a transição de carreira para a área do Direito. Ao final, reiterou o compromisso com a causa pública como forma de devolver à sociedade as oportunidades que recebeu.
“Em 2022, aceitei o chamado da política. Ela não surgiu para mim como ambição, mas como devolução. Como forma de retribuir à escola pública, à universidade pública e ao concurso público aquilo que eles me deram: oportunidades, dignidade e sentido na vida. Saio hoje desta Casa com o compromisso renovado de honrar esta cidade”, destacou.
Autoridades
Dentre as autoridades presentes estiveram o presidente da CMM, vereador David Reis; e os vereadores Allan Campelo, Capitão Carpê, Carlos Pai Amado, Coronel Rosses, Diego Afonso, Dione Carvalho, Eduardo Alfaia, Eduardo Assis, Elan Alencar, Eurico Tavares, Everton Assis, Jander Lobato, João Carlos, João Paulo Janjão, Kennedy Marques, Luis Mitoso, Marcelo Serafim, Marco Castilhos, Paulo Tyrone, Professor Samuel Monteiro, Roberto Sabino, Rodinei Ramos, Rodrigo Sá, Rosivaldo Cordovil, Saimon Bessa e Sérgio Baré.
Também prestigiaram a homenagem os deputados estaduais Abdala Fraxe, Daniel Almeida e João Luiz; os titulares da Casa Civil de Manaus, Marcos Rotta, e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis; o prefeito de Carauari, Ailton Siqueira; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões; a 1ª subdefensora pública-geral do Estado do Amazonas, Ana Karoline Santos Pinto Rocha; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça; além de secretários municipais e vereadores do interior.
Estiveram presentes, ainda, os titulares da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo Costa Silva; da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), Ricardo Lasmar; da Imprensa Oficial do Estado (IOAM), João Ribeiro; da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Edval Machado Júnior; da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeiro.
