quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | 16:45:44

Brasília (DF) – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, acaba de determinar o afastamento do governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias, em decorrência dos atos terroristas, neste domingo (08/01), na Esplanada dos Ministérios.

A decisão de Moraes ocorreu depois dos ataques de extremistas às sedes dos três poderes em Brasília, sem que houvesse uma imediata repressão das forças de segurança pública do Distrito Federal.


Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia decretado uma intervenção federal sobre a segurança pública do Distrito Federal, o que transfere o controle do aparato policial em Brasília para o governo federal.


O ministro da Justiça, Flávio Dino, indicou como interventor o secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli, que já trabalha em medidas como a participação das Forças Armadas na segurança de prédios públicos.


Dino admitiu falhas, tanto do governo federal quanto do distrital, mas disse que não havia em cursos medidas para afastar Ibaneis.