O deputado federal Fausto Júnior (União Brasil) anunciou que vai mobilizar esforços no Congresso Nacional para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dispositivo do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental que beneficiaria diretamente as obras de recuperação da BR-319.
O trecho vetado dispensava de licenciamento ambiental rodovias já pavimentadas, medida que permitiria acelerar o asfaltamento da BR-319, estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) e que é reivindicada há mais de 30 anos pela população amazônica.
Para o parlamentar, a decisão de Lula desrespeita o compromisso assumido pelo próprio presidente em visita a Manaus e ignora a urgência da obra para a integração e o desenvolvimento da região.
“Entre ouvir o povo do Amazonas, que clama há mais de 30 anos pela BR-319, e ouvir a opinião da Marina Silva, o presidente Lula ficou com a ministra. Ignorou a promessa que fez em Manaus e vetou o trecho da lei, que eu ajudei a aprovar, que garantiria o asfaltamento da BR-319. Agora, nossa missão é derrubar esse veto no Congresso. A luta pela BR-319 continua!”, afirmou Fausto.
O deputado lembra que a BR-319 é a única ligação terrestre de Manaus e boa parte do Amazonas ao restante do país, e que sua recuperação é fundamental para reduzir o custo de vida, ampliar o escoamento da produção local e fortalecer a soberania nacional na região amazônica.
“A BR-319 não é só uma estrada. É sinônimo de desenvolvimento, integração e dignidade para o povo do Amazonas. Vamos lutar para que o Congresso reverta essa decisão e garanta o futuro da nossa região”, reforçou.
O veto presidencial será analisado em sessão conjunta do Congresso Nacional.