Na tarde desta sexta-feira (29), uma pequena embarcação de nome Surucuá, naufragou no Rio Tapajós, próximo à comunidade Solimões, em Belterra, Pará, deixando os 50 passageiros a bordo em situação de tensão.
ASSISTA O VÍDEO:
Barco naufraga no Rio Tapajós e todos os 50 passageiros sobrevivem pic.twitter.com/nwtuRcHcvO
— Portal Remador (@PortalRemador) September 29, 2023Continua depois da publicidade
Ventos fortes contribuíram para o incidente, que ocorreu a mais de 1 km da margem.
Graças à rápida resposta de barqueiros, bajaras e lanchas que passavam pelo local, todos os passageiros, incluindo adultos, jovens e crianças, foram resgatados com vida. Entre os passageiros estavam 31 alunos e um professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), todos usando coletes salva-vidas.
A Capitania Fluvial de Santarém foi acionada pela Universidade para ajudar no resgate, enquanto o Núcleo Integrado de Operações (Niop) também enviou socorro à área. Até mesmo um avião anfíbio foi deslocado para a comunidade, demonstrando a mobilização eficaz das equipes de resgate.
Equipes do Corpo de Bombeiros, partindo do posto avançado de Alter do Chão, seguiram para o local de lancha para oferecer suporte às vítimas. O uso de coletes salva-vidas, boias e botes desempenhou um papel crucial na garantia da segurança de todos os passageiros durante esse incidente.