Manaus (AM) – No início de outubro do ano passado, uma ponte localizada sobre o rio Audaz-Mirim, na BR 319, desabou, provocando grandes transtornos para os usuários da rodovia que liga Porto Velho à capital do Amazonas. Por sorte, não houve vítimas fatais nem feridos no incidente.
Desde então, apenas um serviço de balsa estava disponível para a travessia de caminhões e carros, resultando em significativas demoras e inconveniências para os que se aventuravam a utilizar essa que é reconhecida como uma das piores rodovias federais do país.
Havia uma preocupação de que, devido à postura do novo governo federal, que não apoiava melhorias na BR 319, a construção de novas pontes fosse deixada de lado.
Felizmente, essa previsão pessimista foi infundada. Nove meses após o desabamento da ponte, máquinas e trabalhadores da empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deram início à construção de pontes provisórias no local.
Luciano Souza Filho, superintendente regional do Dnit do Amazonas, informou que até o final deste ano, serão instaladas duas pontes temporárias. A primeira, cuja construção já teve início, está sendo erguida sobre o rio Audaz. A segunda será construída sobre o rio Curuçá, também desabado no ano passado, resultando, infelizmente, em acidentes fatais com veículos, incluindo mortes.
Essas obras podem ser interpretadas como um sinal de que nem tudo será abandonado em relação à BR 319, trazendo esperança para os usuários dessa importante rodovia.