Atendimento humanizado é opção para clínicas de saúde
Atendimento humanizado é opção para clínicas de saúdePortal Remador

Engana-se quem pensa que o medo de ir ao dentista é apenas coisa de criança: a odontofobia pode perdurar por toda a vida. Segundo um estudo realizado pela British Dental Health Foundation, entre 9% a 15% da população dos Estados Unidos – cerca de 40 milhões de pessoas – evita ir a uma clínica de odontologia porque têm medo e ansiedade

No Brasil, estimativas indicam que cerca de 2 a cada 8 indivíduos apresentam ansiedade moderada ou severa frente a um tratamento odontológico. No país, cerca de 15% da população é formada pelos chamados “ansiosos dentais”.

Para Mario de Almeida Jr., CEO e founder da Dental Company Franchising – rede de franquias de clínicas odontológicas -, o desconforto em visitar um profissional de saúde pode ser explicado pela falta de humanização que, até há alguns anos, era frequente – inclusive nas clínicas do Brasil. 

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“Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse por parte dos profissionais da saúde em adotar práticas de atendimento humanizado em suas clínicas e consultórios. São práticas que visam atuar com mais empatia com o paciente que, por vezes, chega à clínica fragilizado emocionalmente”, afirma Almeida Jr.

Para ele, um dos principais pontos que devem ser considerados pelos empresários e profissionais do setor de saúde é a importância de passar as informações mais claras o possível ao paciente e deixar que este participe das decisões sobre o tratamento. “Além disso, é necessário fornecer um ambiente e uma equipe acolhedora e focada em amenizar os níveis de estresse e ansiedade causados pelos traumas vivenciados”.

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Um estudo publicado na revista Patient Education and Counseling mostrou que pacientes que recebem um atendimento humanizado relatam uma maior satisfação em relação ao cuidado recebido e uma maior confiança em seus médicos, destaca Almeida Jr. Resultado disso, esses pacientes indicam a clínica em questão para mais amigos e conhecidos.

“Em uma clínica, não se deve ver a parte financeira com o objetivo final, e sim com uma consequência do modo de atendimento”, diz ele.

No livro “Humanização e atendimento”, Maria Inez Padula Anderson discute a importância da humanização no atendimento em saúde, reporta o profissional. “A autora apresenta estratégias e técnicas para promover a humanização na relação médico-paciente, destacando a importância da empatia, do diálogo e do acolhimento”.

O CEO e founder da Dental Company Franchising explica que a obra aborda temas como a comunicação não violenta, o respeito à autonomia do paciente e a importância do cuidado integral. “O objetivo principal do livro é incentivar uma mudança cultural na área da saúde, onde o foco seja no cuidado humano e na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, complementa.

De acordo com Almeida Jr., estudos de caso de clínicas que implementaram a humanização em seu atendimento também são válidos, pois podem fornecer insights sobre como é possível implementar mudanças e os benefícios que isso pode trazer para os pacientes e profissionais de saúde. 

Como funciona o atendimento humanizado em clínicas odontológicas?

Para o empresário, os profissionais de saúde de uma clínica odontológica devem ser treinados, tanto recepcionistas como os doutores, para ouvirem as preocupações e necessidades dos pacientes com a máxima atenção, demonstrando empatia e interesse genuíno em suas histórias.

“Em uma clínica, devemos utilizar uma linguagem simples e acessível, evitando jargões técnicos que possam confundir ou intimidar os pacientes, que são encorajados a participar ativamente de suas decisões de tratamento, sendo informados sobre as opções disponíveis e seus potenciais benefícios e riscos”, pontua.

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Ainda segundo Almeida Jr., as clínicas de odontologia devem ser projetadas para proporcionar um ambiente acolhedor e confortável aos pacientes, com o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade associados à experiência de cuidados odontológicos.

“Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito em termos de atendimento humanizado no Brasil. Muitas clínicas ainda têm uma abordagem tradicional centrada na doença, em vez de se concentrar no paciente”, afirma. “Além disso, a falta de investimento em treinamento e capacitação dos profissionais de saúde pode dificultar a adoção de práticas mais humanizadas”, observa.

Para mais informações, basta acessar: https://dentalcompany.com.br/

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