Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Poder

Wilson Lima defende pacto pelo Brasil em convenção que sela federação entre União Brasil e Progressistas

Compartilhe!
Compartilhe!

Na tarde desta terça-feira, 19 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sediou a convenção que oficializou a federação União Progressista (UPb), resultado da fusão entre União Brasil e Progressistas. O encontro reuniu lideranças nacionais e estaduais em um ato que consolidou a nova sigla como a maior força partidária do país, com 109 deputados federais e 15 senadores.

O governador do Amazonas e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, ressaltou que a criação da federação ultrapassa a esfera partidária e simboliza um compromisso com o futuro do país. Segundo ele, não se trata apenas de uma fusão administrativa, mas de um pacto político.

“Hoje nós não celebramos apenas a fusão de partidos, mas um pacto pelo Brasil. É possível juntar forças sem abrir mão de princípios e crescer sem dividir. Isso aumenta nossa responsabilidade de trabalhar de forma comprometida para promover o desenvolvimento econômico com justiça social e inovação. No caso da Amazônia, é imprescindível que desenvolvimento e preservação caminhem lado a lado”, destacou o governador.

O discurso de Wilson Lima ecoou no plenário e foi reforçado por outros dirigentes da nova federação. O presidente nacional do União Brasil e co-presidente da UPb, Antonio Rueda, pontuou que a federação nasce com a responsabilidade de oferecer ao país um projeto de centro, capaz de superar a polarização.

“A União Progressista não é apenas a soma de duas siglas. É uma multiplicação de forças que nos posiciona como a maior potência política do Brasil. Estamos dizendo não ao extremismo e sim ao diálogo construtivo. Nosso compromisso é liderar um choque de prosperidade que simplifique regras, atraia investimentos e dê previsibilidade a quem produz”, afirmou.

Em outro momento de sua fala, Rueda fez questão de reconhecer a atuação de Wilson Lima no Amazonas, citando-o como exemplo de dedicação entre os governadores do partido. “Todas as vezes que estive no estado vi o governador Wilson Lima sem parar um minuto, sempre preocupado com o bem-estar da população. Esse esforço é um exemplo para o país”, disse.

A percepção de que o Amazonas terá papel estratégico na nova federação foi compartilhada também pelo segundo vice-presidente do União Brasil, Marcellus Campêlo. Para ele, a União Progressista não apenas fortalece o cenário nacional, mas reorganiza as forças políticas locais. “A Federação se consolida como a maior força política do estado, unindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento regional e a defesa dos interesses da população”, avaliou.

» IMPACTO REGIONAL – No plano nacional, a federação pretende ampliar sua presença já em 2026. Segundo Antonio Rueda, a expectativa é lançar pelo menos 16 candidatos a governos estaduais e mais de 20 ao Senado, além de garantir a manutenção da maior bancada no Congresso.

No Amazonas, a UPb nasce com uma base consolidada: 25 prefeitos (24 do União Brasil e 1 do Progressistas), 13 vice-prefeitos e 199 vereadores, sendo oito em Manaus (6 do União e 2 do PP). A representação legislativa também é significativa, com dois deputados federais e seis estaduais eleitos pelo União Brasil, o que dá ao bloco a condição de maior força política no estado.

“O que estamos construindo é a prova de que é possível crescer juntos, somando forças em benefício do país”, acrescentou o 3º vice-presidente estadual do União Brasil, Sérgio Litaiff.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Mais lidas do Remador
Carla Zambelli renuncia ao mandato após decisão do STF e Câmara convoca suplente
Poder

Carla Zambelli renuncia ao mandato após decisão do STF e Câmara convoca suplente

Deputada deixa a Câmara dois dias depois de decisão unânime da Primeira...

Roberto Cidade destaca avanços na saúde do interior, redução do IPVA e concurso público ao encerrar trabalhos da Aleam em 2025
Poder

Roberto Cidade destaca avanços na saúde do interior, redução do IPVA e concurso público ao encerrar trabalhos da Aleam em 2025

Presidente do Legislativo estadual faz balanço administrativo e aponta 2026 como ano...

Prefeito Raymundo “Raiz” recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam
Poder

Prefeito Raymundo “Raiz” recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam

Maior comenda do Amazonas reconhece trajetória e serviços prestados por gestor de...

Poder

Disque 153: lei de Gilmar Nascimento torna obrigatória a divulgação do número da Guarda Municipal

Norma já está em vigor após publicação no Diário Oficial e amplia...

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM
Poder

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM

Vice-governador é condecorado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, mais...

Poder

Novo direito para gestantes: ecocardiograma fetal será obrigatório no pré-natal de Manaus

O vereador Ivo Neto teve aprovado o projeto que inclui o ecocardiograma...

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’
Poder

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’

Vice-governador recebe Mérito Judiciário e destaca o papel do Judiciário para a...

"Vitória para o Amazonas, para a BR-319 e derrota para Marina Silva”, afirma deputado Fausto Jr.
Poder

“Vitória para o Amazonas, para a BR-319 e derrota para Marina Silva”, afirma deputado Fausto Jr.

Fausto Jr. tem atuado há anos na defesa do desenvolvimento econômico do...