Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Corinthians x Vasco — Placar | Portal Remador
Corinthians Corinthians
0 x 0
Vasco Vasco
Neo Química Arena — São Paulo | Próximo jogo: 24/12/2025 — Local: São Januário
Ticker Lateral – Portal Remador
Poder

Vereador Rodinei Ramos desmente Fake News sobre o “fim do motouber” em Manaus

Compartilhe!
Imagens: Portal Remador
Compartilhe!

Na tarde desta quinta-feira, 5 de junho, na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Rodinei Ramos (Avante) concedeu uma coletiva de imprensa para desmentir as Fake News que circularam nas redes sociais sobre o suposto “fim do motouber” na capital amazonense. Segundo o parlamentar, a informação que viralizou é completamente falsa e distorce o objetivo do Projeto de Lei (PL) apresentado por ele, que busca apenas regulamentar e tornar mais seguro o serviço de transporte por motocicletas em Manaus.

“É trazer mais segurança para a sociedade e, principalmente, para os trabalhadores que não têm nada a ver com aquela situação que está rolando na rede social. Foi muito triste quando eu vi aquilo ontem, as pessoas me ameaçando. Eu me senti alguém que não deveria estar passando por isso, por uma matéria que não tem nada a ver com a lei”, declarou o vereador.

O que diz o Projeto de Lei?

Rodinei Ramos explicou que o projeto em questão não busca acabar com o motouber, mas sim corrigir uma lacuna existente na legislação municipal. A Lei que regulamenta o serviço de mototáxi foi aprovada em 2023 e determina que a proporção seja de 225 habitantes para cada mototaxista, o que resultaria em cerca de 10 mil profissionais na capital.

O PL apresentado agora propõe a criação de penalidades para as plataformas digitais que operam sem um escritório físico em Manaus. “Quando acontece um acidente ou outro problema, hoje, não há a quem recorrer. Queremos que as plataformas tenham um escritório para que as pessoas possam fazer reclamações e que o serviço seja mais seguro”, explicou.

O vereador também ressaltou que, atualmente, muitas pessoas conseguem se cadastrar nas plataformas sem a devida qualificação ou documentação necessária, o que aumenta os riscos de acidentes, assaltos e outros crimes. “Queremos garantir que quem presta o serviço seja uma pessoa qualificada e que o cidadão tenha segurança ao contratar esse transporte.”

Fake News colocou a vida do vereador e de sua família em risco

Rodinei Ramos denunciou que, após a circulação da Fake News, passou a receber ameaças, inclusive de morte, em seus perfis nas redes sociais. “Quando você vê os comentários, são só ameaças: ‘vou te matar’, ‘vou te pegar’. Isso colocou a minha vida e da minha família em risco”, desabafou.

Ele reforçou que a matéria que espalhou a falsa informação não corresponde ao conteúdo real do Projeto de Lei. “Foi colocado de propósito, dizendo que eu queria acabar com o Uber, obrigar filiação a sindicato, o que é mentira. A lei ou o PL não falam nada disso”, esclareceu.

Assessoria jurídica já acionou a Justiça

O advogado Vinícius França, que representa o gabinete do vereador, confirmou que todas as providências jurídicas já estão sendo tomadas. “Já registramos o boletim de ocorrência e vamos judicializar o caso. O nosso intuito não é criminalizar a imprensa, mas combater as Fake News que colocaram em risco a integridade do vereador e de sua família.”

Segundo ele, o projeto apenas busca corrigir uma falha grave: a ausência de penalidades para as plataformas que atuam sem fiscalização e sem cadastro regular. “Hoje existem muitos cadastros falsos, o que facilita assaltos e até sequestros. Precisamos proteger quem trabalha e quem usa esse serviço”, explicou.

Comparações com São Paulo

O vereador destacou ainda que Manaus está à frente de outras grandes capitais na discussão sobre a regulamentação do serviço. “Hoje, em São Paulo, está acontecendo uma audiência pública sobre esse tema, que nós aqui já discutimos e aprovamos no ano passado. Não queremos acabar com o serviço, queremos organizar.”

Perseguição política

Por fim, Rodinei Ramos afirmou que a disseminação das Fake News faz parte de uma tentativa de perseguição política contra sua base aliada ao prefeito. “Infelizmente, sempre há quem queira fazer o mal, tumultuar e expor a vida dos outros ao risco. Mas seguimos firmes, trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e da população”, concluiu.

VEJA AO VIVO:

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Mais lidas do Remador
Vereador Jander Lobato lança mutirão para retirada de carros abandonados das ruas de Manaus
Poder

Vereador Jander Lobato lança mutirão para retirada de carros abandonados das ruas de Manaus

Segundo o vereador Jander Lobato, a iniciativa busca atender demandas da população...

Carla Zambelli renuncia ao mandato após decisão do STF e Câmara convoca suplente
Poder

Carla Zambelli renuncia ao mandato após decisão do STF e Câmara convoca suplente

Deputada deixa a Câmara dois dias depois de decisão unânime da Primeira...

Roberto Cidade destaca avanços na saúde do interior, redução do IPVA e concurso público ao encerrar trabalhos da Aleam em 2025
Poder

Roberto Cidade destaca avanços na saúde do interior, redução do IPVA e concurso público ao encerrar trabalhos da Aleam em 2025

Presidente do Legislativo estadual faz balanço administrativo e aponta 2026 como ano...

Prefeito Raymundo “Raiz” recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam
Poder

Prefeito Raymundo “Raiz” recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam

Maior comenda do Amazonas reconhece trajetória e serviços prestados por gestor de...

Poder

Disque 153: lei de Gilmar Nascimento torna obrigatória a divulgação do número da Guarda Municipal

Norma já está em vigor após publicação no Diário Oficial e amplia...

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM
Poder

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM

Vice-governador é condecorado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, mais...

Poder

Novo direito para gestantes: ecocardiograma fetal será obrigatório no pré-natal de Manaus

O vereador Ivo Neto teve aprovado o projeto que inclui o ecocardiograma...

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’
Poder

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’

Vice-governador recebe Mérito Judiciário e destaca o papel do Judiciário para a...