Borba (AM) — A chapa Republicanos e União Brasil realizou na noite desta segunda-feira (05/08) uma das maiores convenções partidárias já feitas na região do Madeira, no município de Borba. A festa da democracia oficializou Toco Santana (Republicanos) como candidato a prefeito e Toinho Cidade (União Brasil) como vice-prefeito. O evento reuniu pouco mais de oito mil pessoas no ginásio da Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho.
Durante todo o dia, dezenas de pessoas chegaram ao município, vindas em comitivas de barcos que saíram de comunidades de Borba. Ao menos 40 comunidades ribeirinhas de Borba participaram do evento.
Em meio a um clima de entusiasmo e apoio popular, Toco chegou carregado pelo público, acompanhado por sua esposa Keila Carbajal, seu vice Toinho Cidade e apoiadores políticos.
Toco Santana relembrou sua história com o município e destacou projetos para setores importantes como saúde e educação que serão executados com urgência quando for eleito.
“Eu não vim aqui para falar de adversários; eu vim aqui para mostrar os problemas e o que vamos fazer para resolvê-los. Borba está sem creches e escolas; não há remédio nas Unidades de Saúde. Borba vive com o lixão há anos. Nós vamos resolver isso, vamos tirar Borba da escuridão. A partir do dia 16 falaremos dos nossos projetos com mais clareza. Agora podemos dizer que sou oficialmente candidato a prefeito de Borba”, destacou Toco durante seu discurso.
O evento começou por volta das 16h30, com uma grande passeata que saiu do aeroporto da cidade e percorreu as principais vias do município até chegar ao ginásio. A passeata foi um receptivo aos deputados Dan Câmara, da Assembleia Legislativa, e Silas Câmara, que vieram prestigiar o evento.
“Está na hora de Borba mudar. O município não merece estar nas páginas policiais, com tantas notícias ruins que saem sobre a atual administração. Essa mudança é necessária, eu e Dan Câmara fazemos questão de apoiar, porque sabemos que ele (Toco) é o melhor para o município”, destacou o deputado Federal Silas Câmara.
A convenção reuniu presidentes, dirigentes e pré-candidatos do PRD, PDT, Federação PSDB/Cidadania e a Federação do Partido dos Trabalhadores/PCdoB/PV, além de 70 candidatos que irão disputar uma vaga na Câmara Municipal de Borba, juntamente com diversas lideranças comunitárias de Borba e adjacências.