Manaus (AM) – Na manhã desta quinta-feira (27), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) realizaram o workshop ‘Contribuição das Comissões de Inspeção do TCE/AM para as Políticas Públicas de Desburocratização e Melhoria de Ambiente de Negócios’, como parte das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica nº 001/2022, firmado no ano passado entre as instituições.
Direcionado para os servidores da Corte de Contas amazonense, o evento aconteceu nas dependências da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), com a intenção de reafirmar a importância do trabalho das comissões e servidores que atuam em processos finalísticos e abordar as leis relacionadas na redução de burocracia nas atividades econômicas de micro e pequenas empresas.
O secretário-geral de Controle Externo, Jorge Guedes Lobo, destacou a relevância do workshop para um melhor desempenho nas atividades de auditoria, assim como a oportunidade de atualizar os servidores acerca da legislação.
“Essa aproximação do Tribunal de Contas com o Sebrae possibilita que os servidores levem o conhecimento adquirido aos MEIs de todos os municípios do Estado e beneficie esses empreendedores de maneira adequada”, afirmou o secretário-geral de controle externo, Jorge Lobo.
Para a superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho, a Corte de Contas demonstra interesse em contribuir para a melhora na assistência e análise voltados aos empreendedorismo local através da receptividade das capacitações.
“Sempre voltado para a melhoria do ambiente de negócios, o Tribunal de Contas é um dos parceiros que colaboram com a gente nesse sentido, visando o desenvolvimento econômico dos municípios do Amazonas e das políticas públicas. Com isso, o papel do Sebrae é possibilitar a capacitação sobre as leis e atualizações, dando orientação que colabore com quem quer empreender e ter uma renda no Estado”, declarou a diretora-superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho.
Sobre a palestrante
Ministrado pela consultora do Sebrae, Sueli Lira, a palestrante já atuou com consultoria direta e indireta em mais de 300 municípios e quatro estados do país. Além disso, a instrutora possui experiência na capacitação e certificação de servidores públicos e consultores.
A contadora de formação salientou que o conhecimento dessas legislações e a cronologia para que elas fossem formalizadas é importante para que os servidores sejam agentes de desenvolvimento do interior do Amazonas.
“É fundamental conhecer a legislação que traz um tratamento favorecido para as micro e pequenas empresas que dominam o Estado para que melhore o ambiente de negócio para esses empreendedores e dê a possibilidade de crescer e se desenvolver na região. Da mesma forma que, o conhecimento da legislação, vai fazer o TCE Amazonas orientar e fiscalizar de maneira correta”, disse a consultora Sueli Lira.