Santarém (PA) – A Polícia Federal (PF) prendeu, na tarde desta quinta-feira (3/8), um homem suspeito de proferir ameaças de morte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O indivíduo, que já foi garimpeiro, afirmou que cometeria o crime em Santarém (PA). A prisão aconteceu após a PF ser acionada por uma testemunha que denunciou o caso.
Segundo informações, o presidente Lula estará no município paraense para participar de um evento em Parintins (AM) na sexta-feira (4/8) e, posteriormente, seguirá para a Cúpula da Amazônia em Belém (PA) na terça-feira (8/8). O suspeito de ameaçar Lula teria questionado, em uma compra de bebidas realizada na quarta-feira (2/8), sobre o local onde o chefe do Executivo se hospedaria na cidade.
A PF relatou que o indivíduo confessou ter participado dos atos antidemocráticos em Brasília (DF) no dia 8 de Janeiro e revelou ter invadido o salão verde da Câmara dos Deputados. De acordo com o próprio suspeito, ele teria participado das manifestações em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção em Santarém (PA) durante 60 dias ininterruptos, afirmando também que financiou a manifestação diariamente com R$1.000,00.
Durante a investigação, os agentes encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região no valor de 2,5 milhões de reais, levantando indícios de possíveis fontes de financiamento do suspeito.
O homem será investigado por crimes de ameaça e incitação ou preparo de atentado contra pessoa por motivos políticos.