A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta quinta-feira (22), uma visita estratégica às instalações da empresa Costa Brasil, localizada na rua Javari, no bairro do Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. A ação integra a agenda institucional da Autarquia, cujo foco é o acompanhamento de empreendimentos considerados essenciais para a competitividade e o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus (PIM).
- A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta quinta-feira (22), uma visita estratégica às instalações da empresa Costa Brasil, localizada na rua Javari, no bairro do Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.
- A ação integra a agenda institucional da Autarquia, cujo foco é o acompanhamento de empreendimentos considerados essenciais para a competitividade e o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus (PIM).
- A comitiva da Suframa foi calorosamente recepcionada pela diretoria da Costa Brasil, incluindo o Diretor de Operações, Clayton Alencar; o Diretor Comercial e de Planejamento, Alessandro Camargo; e o economista, Martinho Azevedo.
A comitiva da Suframa foi calorosamente recepcionada pela diretoria da Costa Brasil, incluindo o Diretor de Operações, Clayton Alencar; o Diretor Comercial e de Planejamento, Alessandro Camargo; e o economista, Martinho Azevedo. Na ocasião, foram apresentadas a estrutura física da unidade, a gama de serviços logísticos prestados e as ambiciosas perspectivas de expansão das operações na capital amazonense.
Costa Brasil: A gigante logística que move o PIM
Instalada no PIM há 13 anos, a Costa Brasil se consolidou como uma peça-chave na cadeia logística da Amazônia. Sua atuação principal se dá no transporte interestadual por cabotagem, modal que utiliza a via marítima e fluvial, além de oferecer transporte local, terminais, armazéns e serviços de distribuição de cargas.
A empresa destaca-se por atender grandes players do mercado, como Honda, Amazon Aço e Bemol. “Cerca de 70% da carga da Bemol destinada a Manaus, por exemplo, é transportada pela Costa Brasil. Também somos a principal operadora logística da Amazon Aço no País”, explicou Clayton Alencar, ressaltando a relevância da empresa para a região.
A unidade de Manaus impressiona pela sua infraestrutura: uma área total de 50 mil metros quadrados, com aproximadamente 10 mil metros quadrados de galpões cobertos, amplos pátios e equipamentos de grande porte para movimentação de contêineres e cargas siderúrgicas. O investimento apenas em infraestrutura e maquinário supera os R$ 30 milhões. Atualmente, a empresa emprega cerca de 250 colaboradores em todo o grupo, com aproximadamente 100 atuando diretamente em Manaus, e opera com uma frota própria de cerca de 60 equipamentos.
Projeção de crescimento e aposta na ZFM
Durante a visita, a direção da Costa Brasil enfatizou que a estrutura de Manaus é a mais robusta e estratégica de todo o grupo, que tem sua sede em Santos (SP). A expectativa apresentada é ambiciosa: dobrar o tamanho das operações na capital amazonense nos próximos cinco anos, um sinal claro da confiança no potencial da Zona Franca de Manaus.
A comitiva da Suframa contou com a presença do superintendente Bosco Saraiva, além dos superintendentes-adjuntos Executivo (Frederico Aguiar), de Projetos (Leopoldo Montenegro), de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (Waldenir Vieira), e de Administração (Carlito Sobrinho), entre outros coordenadores.
“A Costa Brasil é um exemplo de empresa que aposta de forma consistente na Zona Franca de Manaus, com investimentos relevantes, geração de empregos e serviços logísticos essenciais para a competitividade das indústrias instaladas na região”, afirmou o superintendente Bosco Saraiva.
