MANAUS – Em um movimento estratégico para a modernização do sistema de Justiça no Amazonas, a Suframa confirmou, nesta segunda-feira (2), o repasse de recursos para a finalização do projeto de inteligência artificial VitórIA, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A reunião entre a cúpula do parquet e a autarquia também selou o apoio financeiro ao projeto Arumã, focado no combate ao crime organizado.
RESUMO DO REMADOR +
- A reunião entre a cúpula do parquet e a autarquia também selou o apoio financeiro ao projeto Arumã, focado no combate ao crime organizado.
- VitórIA: Inovação no Laboratório do MPAM Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPacta Lab em parceria com o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico), o projeto VitórIA utiliza recursos da Lei de Informática da ZFM.
- A ferramenta é um sistema avançado de busca jurídica, sistematização de textos e transcrição de áudios e vídeos, visando otimizar a produtividade dos promotores e procuradores.
VitórIA: Inovação no Laboratório do MPAM
Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPacta Lab em parceria com o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico), o projeto VitórIA utiliza recursos da Lei de Informática da ZFM. A ferramenta é um sistema avançado de busca jurídica, sistematização de textos e transcrição de áudios e vídeos, visando otimizar a produtividade dos promotores e procuradores.
A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, destacou que o aporte garantirá a segunda fase do projeto, incluindo a compra de equipamentos de ponta. “É fundamental ver este projeto em execução para a eficiência do Ministério Público”, afirmou a PGJ.
Arumã: Tecnologia contra o Crime Organizado
Outro destaque do encontro foi a confirmação de fundos para a inteligência artificial Arumã, vinculada ao Caocrimo-Gaeco. O projeto visa fortalecer as investigações criminais por meio de:
- Plataformas de análise de dados em massa;
- Ferramentas de georreferenciamento;
- Monitoramento de alta tecnologia.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o superintendente adjunto de Inovação, Waldenir Vieira, reforçaram que o incentivo fiscal para desenvolvimento tecnológico é a base para essas parcerias que beneficiam diretamente a segurança e a justiça da sociedade amazonense.
VEJA O VÍDEO DA IA SENDO APRESENTADA:
LEIA TAMBÉM NO REMADOR:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

